Salvador, 27 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Estudo do Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Clériston Andrade é publicado em revista científica internacional

Maior hospital público do interior da Bahia, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), localizado em Feira de Santana, comemora um marco importante para a instituição: a publicação de um artigo científico elaborado pela equipe do Centro de Hemorragia Digestiva em uma revista internacional indexada na PubMed. A pesquisa intitulada “Late Diagnosis of Familial Adenomatous Polyposis After Acute Lower Gastrointestinal Bleeding: A Case Report” (“Diagnóstico tardio de Polipose Adenomatosa Familiar após sangramento gastrointestinal baixo agudo: Relato de caso”) foi publicada no final de 2024 na revista Cureus.
O trabalho foi conduzido pelo time liderado pelo médico endoscopista intervencionista Dr. Victor Galvão, em parceria com outros especialistas do hospital. O estudo aborda um caso raro de Polipose Adenomatosa Familiar (PAF), uma condição hereditária que aumenta significativamente o risco de câncer colorretal. O caso envolveu o diagnóstico tardio de um paciente de 52 anos que apresentou sangramento gastrointestinal agudo.
Segundo Dr. Victor Galvão, a publicação representa um grande avanço. “Ver nosso trabalho ganhar visibilidade internacional é motivo de grande orgulho. Essa conquista é fruto de anos de dedicação e pesquisa e reforça o compromisso do HGCA com o avanço da ciência médica e o cuidado com os pacientes”, comemorou.
O artigo destaca a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento multidisciplinar em casos de PAF. A equipe ressaltou que, embora o diagnóstico tardio seja incomum, ele serve como alerta para a necessidade de maior atenção à história familiar e aos sintomas relacionados.
“Esperamos que nossa experiência contribua para ampliar o conhecimento sobre a polipose adenomatosa familiar e inspire outros serviços a priorizarem investigações mais detalhadas, especialmente em casos de sangramento digestivo”, acrescentou Dr. Victor Galvão.
Na opinião da diretora-geral do HGCA, Cristiana França, além do impacto acadêmico, a conquista simboliza o reconhecimento do trabalho realizado na unidade, “Esta divulgação consolida o hospital como um polo de excelência na pesquisa e assistência médica na Bahia”, afirmou Cristiana, que classifica o artigo como “um exemplo da capacidade técnica e científica dos profissionais do HGCA”. Segundo a diretora-geral do hospital, “a publicação reforça a posição do hospital como referência em casos complexos, como os tratados realizados pelo Centro de Hemorragia Digestiva”.

Veja também

morto
Chapada Diamantina: jovem de 20 anos é morto a tiros; violência gerou tumulto
Um jovem de 20 anos foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira (26), no centro de Itaberaba,...
Feira de Santana - ACM (2)
Prefeitura na Bahia é punida após expor dados de 1,2 mil pessoas, incluindo pacientes com HIV
A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) puniu a Prefeitura de Feira de Santana, segunda maior...
Lapa
Mudanças em pontos de ônibus da Estação da Lapa são adiadas e terão início nesta terça-feira
A Secretaria de Mobilidade (Semob) adiou mais uma vez o início das alterações em pontos na Estação da...
Polícia civil
Polícia Civil resgata homem sequestrado em Pirajá e mantido em cativeiro no Calabetão
A Polícia Civil libertou nesta segunda-feira (26) um homem que havia sido sequestrado durante a madrugada...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos