O diretor do Colégio Estadual Rubén Darío, Antônio Pimenta, destacou a importância pedagógica da fanfarra. “Estamos nas ruas para mostrar que a educação, a arte e a música são caminhos seguros para a transformação social”. Ele ressaltou que o projeto envolve, também, as famílias e já revelou talentos. “A fanfarra é um instrumento de integração, disciplina e cidadania”, disse.
As estudantes Alana Vitória, do Rubén Darío, e Rebecca Díaz, do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, mostraram orgulho em participar do evento. Alana, 11 anos, integra a fanfarra desde os seis e se sente uma estrela a cada desfile. Já Rebecca, também de 11, entrou há dois meses e compartilhou seu entusiasmo. “É muito bom. A gente dança, aprende e se diverte com os colegas”, afirmou, com brilho nos olhos.
Participaram do evento os colégios estaduais Rubén Darío (Fazenda Grande do Retiro), Desembargador Pedro Ribeiro (São Caetano), Dinah Gonçalves (Valéria), Raul Sá (Mussurunga), Professor Carlos Alberto Cerqueira (São Caetano), de Aplicação Anísio Teixeira (Paralela) e Classe 1 (Paripe). Famílias, moradores e antigos alunos acompanharam o desfile, celebrando a força transformadora da educação e da cultura.