Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Feira de Artesanato reúne 48 expositores da sede e orla do município

Com uma variedade de produtos e materiais, foi realizada nesta quarta-feira (26) a Feira de Artesanato, na Casa do Trabalho. Com o tema “A arte de ser artesã e artesão”, e a participação de 48 expositores de associações da sede e da orla do município, o evento foi promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A programação contou com diversas oficinas, dentre elas a de “Arte no azulejo com as mãos”, ministrada por Adão Lopes, que trabalha com pintura em azulejo e também é presidente da Associação dos Artesãos da Costa de Camaçari (AACC). “Essa oficina foi maravilhosa, porque trabalha com o sentimento, com levar a arte para as pessoas que não conhecem. Isso é uma chama que nasce dentro delas, para que possam entender o que é ser artesão, e o que é a arte. Então, hoje, ensinei para eles [estudantes] que a arte vale a pena ser aprendida”, finalizou.

Uma das expositoras foi a artesã Olga Cristina, que atua na área há mais de 30 anos em Camaçari, nos segmentos de bijuteria, gesso, resina e madeira, além de ter uma loja colaborativa no Boulevard Shopping Camaçari. “Para gente, participar desse evento é maravilhoso. É mostrar nosso trabalho, nossa arte, é muito gratificante”, afirmou a empreendedora, que também faz parte da AACC.

A vice-prefeita do município, Pastora Déa Santos, prestigiou a feira, que é uma homenagem ao Dia Nacional do Artesão, comemorado em 19 de março. “É uma alegria ver a cidade nessa movimentação e fervura que se instala. Estamos conectados em trazer quem é da orla para a sede e vice-versa, e estar nessa mesa aberta de diálogo, com o nosso povo, porque esse é um dos principais compromissos firmados da nossa gestão”, afirmou.

O evento, ainda, contou com apresentações culturais, como a do Mestre Bule Bule e da banda de mulheres da Escola de Música Rafaela Priscila, além de diversos painéis, oficina formativa, workshop, comercialização de vários produtos e entrega de certificados.

A titular da Sedec, Adriana Marcele, também participou do evento. “A secretaria vem com a proposta de valorizar cada vez mais o microempreendedor. A feira vem fomentar essa profissão que estava tão desprestigiada. Então, a feira traz para a comunidade a valorização do artesão. Nós, do Poder Público, precisamos apoiar esse segmento e fazer acontecer, para que eles consigam movimentar a economia e desenvolver o potencial que têm”, destacou a gestora, ao pontuar a realização de um cadastro em parceria com o Governo do Estado, para a formação de um calendário, inclusive municipal, voltado para a categoria.

Ainda estavam presentes na Feira de Artesanato os titulares das pastas da Cultura, Elci Freitas; da Mulher, Branca Patrícia; de Saúde, Rosângela Almeida; de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Fabiano Dourado; e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rodrigo Nogueira.

Foto: Patrick Abreu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar