Salvador, 24 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Festival Salvador Capital Afro começa nesta quarta-feira (6); confira programação

Nesta quarta-feira (6), a capital baiana será palco do Festival Salvador Capital Afro (SCA), evento que promove a economia criativa e o empreendedorismo negro. Entre as principais atividades, os painéis a serem realizados ganharão destaque promovendo cinco momentos para diálogos que abordarão temas centrais e trarão especialistas para compartilhar ideias e experiências. A programação completa pode ser acessada no link www.salvadordabahia.com/novembro/.

 

Um dos painéis mais esperados é o “Mulheres negras movem o mundo: protagonismos femininos, empreendedorismo negro e criatividade”, que acontecerá na abertura do evento, a partir das 11h, no Espaço Cultural da Barroquinha. O momento terá como convidadas internacionais Lylly Houngnihin (Benin) e Jiselle Steele (Reino Unido), sob a mediação de Luana Nazareth.

 

Na tarde do mesmo dia, a partir das 14h30, o painel “Ajeum para o mercado audiovisual” tem o objetivo fomentar a expansão do pensamento de mercado desde a concepção criativa dos produtos audiovisuais. A mesa é voltada para produtores e diretores de audiovisual e será ministrada pela roteirista e diretora Taís Amordivino, pela jornalista e curadora Marcela Lisboa, além da jornalista e roteirista Maristela Matos.

 

Outro momento aguardado do festival são os talks, que oferecerão espaços de aprendizado e troca de experiências. Entre eles, “Turismo cinematográfico: o audiovisual como linguagem de promoção turística”, com Deji Akinpelu, Milena Anjos (Salcine) e mediação de Tânia Neres (Embratur). A atividade acontece na sexta (8), às 10h, no Café Nilda Spencer, na Ladeira da Barroquinha.

 

Outro talk que promete é “A voz ativa pelos nossos”, com o rapper Vandal, além da cantora Sued Nunes e mediação da diretora de Cultura do município, Maylla Pita, na quinta-feira (7), às 16h30.

 

Master Classes – Nesta mesma linha, o Festival Salvador Capital Afro também vai promover Master Classes com formato de aula conduzida por especialistas. Logo no primeiro dia (6), ocorrerá uma sobre a “ Produção e Curadoria – o avesso de uma exposição”, com Amanda Carneiro (curadora do Masp), Ana Helena Curti (Arte3 Assessoria Produção e Marketing Cultural) e com mediação de Tiago Sant’ana.

 

A programação ainda terá: “Direitos autorais e o histórico de desenvolvimento nas culturas periféricas”, destinado a artistas, gestores de carreiras de artistas, produtores, músicos, profissionais que atuam em selos e editoras.

 

Para a diretora de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismos de Salvador (Secult), Maylla Pita, o Festival Salvador Capital Afro é lugar de conexão com atores importantes da economia criativa negra da cidade “com possibilidades de expansão, de circulação e desenvolvimento econômico, através de uma programação estrategicamente pensada para que esta conexão aconteça”.

 

“Em três dias de evento, reuniremos oficinas e consultorias ferramentais, espaços políticos com painéis e talks inspiracionais, além de ambientes de negócios. Neste ano, lançamos um olhar estratégico e desafiador para as áreas da música, das artes visuais e do audiovisual, bem como para a intercessão desses setores com o empreendedorismo e com o Afroturismo”, acrescentou.

 

Negócios – No campo dos negócios, o festival promoverá o Pitch Coletivo de Música durante dois dias de atividades onde até 30 artistas participam de rodadas de apresentação em frente a players do mercado musical, como galeristas e curadores de renome, a exemplo de Marcelo Campos (Museu de Arte do Rio) e Luciara Ribeiro (Sertão Negro). Essas rodadas de negócios permitirão que os artistas explorem novas oportunidades de colaboração e crescimento.

 

Oficinas – As oficinas também integram a programação formativa do SCA, com foco em músicos, artistas visuais e realizadores audiovisuais. Entre elas, destaca-se a Oficina de Produção de Conteúdo para Creators Emergentes, além de uma sobre Técnicas de Organização de Portfólio, conduzida pelo artista visual Mulambo. A Imersão de Música Eletrônica Afrodiaspórica para DJs e Beatmakers também será uma das atividades voltadas ao público musical.

 

Consultorias – O festival ainda oferecerá consultorias personalizadas para profissionais da economia criativa, abordando temas estratégicos para Desenvolvimento de Roteiros, que terá a participação de Elísio Lopes Jr. e Kariny Martins.  A atividade será realizada no Quarteirão das Artes, na Barroquinha.

 

Feira – Já a Feira Afrobiz, organizada pelo Instituto Iris e apoiada pelo British Council, acontece na Rua do Couro, reunindo 15 barracas com empreendedores da economia criativa negra. Com uma curadoria voltada para as alunas do projeto Afroestima, a ação será uma vitrine de produtos e serviços de empreendedores negros.

 

Música – Através da realização de showcases, o público terá seis apresentações de artistas locais selecionados. A inciativa ocorrerá no Pátio Yá Nassou (pátio do Espaço Cultural da Barroquinha), oferecendo uma oportunidade para que o público e profissionais do mercado conheçam novos talentos da cena musical negra.

Veja também

morto
Jovem de 19 anos morre após fugir de ataque de torcida organizada
Um jovem de 19 anos morreu após ser baleado neste domingo (23), em Salvador. O corpo da vítima foi localizado...
baxvi
MP-BA divulga nota condenando atos de violência em clássico Ba-Vi
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma nota na manhã desta segunda-feira (24), condenando os...
CBF
CBF visita Bangladesh e negocia amistoso da Seleção Brasileira em outubro, diz jornal
A passagem da Seleção Brasileira pela Ásia em outubro pode ganhar mais um destino. Uma delegação da CBF...
luz
Itapuã, Pituba e outros 44 bairros terão desligamentos de energia programados nesta semana
Cerca de 46 bairros de Salvador serão afetados por interrupções na rede elétrica até o dia 1° de setembro....

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026