Salvador, 23 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Fotojornalismo baiano perde o jornalista e professor Haroldo Abrantes

Ainda em choque com a partida precoce de nossa colega Nayá Lôbo, que nos deixou na quinta (31), aos 33 anos, recebemos na manhã deste domingo (03) a informação do falecimento do jornalista Haroldo Abrantes, aos 66 anos. Ele estava internado há pouco mais de duas semanas, após uma crise de úlcera, mas teve complicações nos últimos dias, deixando o plano terreno na noite deste sábado (02). Seu corpo será velado no Cemitério do Campo Santo, a partir das 12h e a cerimônia de cremação será às 16h30.

Haroldo era filiado ao nosso Sindicato desde 1982, com matrícula sindical 537. Estava compondo o Comitê em Defesa do Diploma de Jornalismo, instalado pela entidade em 2023, em defesa da formação superior como pré-requisito básico para o exercício profissional, representando a Universidade Católica de Salvador, onde era o coordenador da Escola de Comunicação e Negócios. Esteve conosco ano passado, virtualmente, nas reuniões do fórum e, presencialmente, em duas oportunidades: na Sessão Especial pela passagem do aniversário do Sinjorba, em abril, na Câmara de Salvador e no debate ocorrido na UCsal, em defesa do diploma, em maio.

Nos últimos anos, Haroldo abraçou a carreira acadêmica, dedicando-se à formação de novos jornalistas, passando pelas faculdades Unirb e 2 de Julho, até aportar na UCSal. Antes, dedicou seu olhar singular de jornalista para a fotografia. Trabalhou como repórter fotográfico nos jornais A Tarde, Bahia Hoje, Tribuna da Bahia, Jornal da Bahia e Correio da Bahia, além de passar pela Secom-BA e Fieb.

Abrantes era formado em Comunicação Social – Jornalismo Gráfico e Audiovisual, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia – PPGA (2009), doutor em Antropologia no Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia – PPGA (2019). Fotojornalista por opção, ao longo da carreira recebeu vários prêmios, sendo um dos últimos, o IX Prêmio Pierre Verger, em 2018 – categoria ensaio fotográfico, promovido pela Associação Brasileira de Antropologia.

Era casado com Martha Galrão, pai de Priscila Povoas Abrantes da Silva e de Beatriz Abrantes que, neste domingo, enviou essa linda mensagens aos amigos de Haroldo: “Infelizmente, meu pai teve que partir. Vamos ficar com saudades desse ser humano incrível que é meu pai. Meu encantador de cães que sempre foi o líder da nossa comunidade, calmo e assertivo. Meu capitão Fantástico, que sempre nos ensinou a curtir a vida e a ser curiosos sobre o mundo. Sempre tão solidário e amoroso com aqueles ao seu redor”.

Veja também

unnamed (1)
Já com mais de 40 jogos no ano, Igor Fernandes valoriza ‘empenho coletivo’ do Náutico e projeta confronto com o Juventude
Jogando fora de casa pela Série B do Brasileirão, o Náutico somou um ponto importante diante do Goiás....
AME Pirajá
Multicentro AME Pirajá realiza Dia D do Outubro Rosa com oferta de mamografias
O Multicentro AME Pirajá, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, realiza, neste sábado (24),...
Prefeito Bruno Reis na Câmara de Salvador-Foto-Betto Jr
Bruno Reis repudia violência sexual contra agente de endemias em Salvador: “Episódio revoltante, covarde e inaceitável”
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, repudiou, nesta quinta-feira (22), o caso de uma agente de combate...
Blue Run Salvador - edição 2025 - Crédito - Fotoshow 2
Meia Maratona Blue Run Salvador Mater Dei terá mais de R$ 33 mil em premiações
Com percursos de 5, 10 e 21 km, prova acontece em 1º de novembro e recebe inscrições até 30 de outubro...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos