Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Gigante chinesa BYD desembarca quase 2 mil veículos elétricos no Porto de Suape

Uma megaoperação de automóveis no Cais 3 do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Suape está movimentando, nesta segunda-feira (15) 1.972 veículos elétricos, de modelos diversos, da Build Your Dreams, conhecida em todo o mundo como BYD. A empresa chinesa, que tem sede na cidade de Xiam, no país asiático, é líder global na fabricação de automóveis, caminhões e ônibus movidos a baterias elétricas. A embarcação partiu do Porto de Nansha e levou 34 dias para chegar à costa pernambucana.

A operação, que mobiliza dezenas de profissionais, deverá ser concluída nesta terça (16). Após os trâmites alfandegários, os carros deixarão o porto com destino a concessionárias espalhadas pela região Nordeste. A importação das unidades chinesas reforça a importância do HUB de Veículos de Suape, que registrou crescimento de 42% em 2023 em relação ao ano anterior.

O navio Zhong Yuan, de bandeira chinesa, transportou os veículos até Suape em contêineres adaptados para que os automóveis chegassem ao porto em perfeito estado. Após o descarregamento,  os veículos foram levados para o Pátio Público de Veículos de Suape (PPV). A operação é viabilizada pela Nexus, empresa nacional do grupo K-Line que atua no ramo logístico automotivo e de cargas de projeto, sendo responsável por boa parte da movimentação no hub de veículos do atracadouro pernambucano.

Em fevereiro deste ano, representantes da BYD visitaram o Porto de Suape para conhecer a infraestrutura e os projetos que estão sendo desenvolvidos para a expansão das operações. “O desembarque de quase duas mil unidades da BYD, para posterior distribuição nos Estados da região, é mais um case de sucesso do nosso hub de veículos, que expande, gradativamente, seu raio de alcance. É uma notícia muito positiva para Suape, para Pernambuco e para o Nordeste”, pontua o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot.

A BYD é pioneira de soluções em energia limpa. Com foco na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa já dispõe de fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas localizadas  em Campinas (SP), além de uma terceira unidade fabril instalada na Zona Franca de Manaus (AM), onde produz baterias de fosfato de ferro-lítio.

Veja também

unnamed
Eleito melhor jogador do Bahrein na temporada 2025/2026, Arthur Rezende enaltece carinho pelo Al-Muharraq e projeta novas conquistas pelo clube
No ano passado, o meia Arthur Rezende estava disputando a Série B pelo Cuiabá, quando recebeu uma proposta...
Festa Literária de Ilhéus contará com shows em homenagem a Raul Seixas, Caetano Veloso e Jorge Ben
Festa Literária de Ilhéus contará com shows em homenagem a Raul Seixas, Caetano Veloso e Jorge Ben
A música terá lugar de destaque na programação da 9ª Festa Literária de Ilhéus (FLI), que será realizada...
Colômbia
Força Nacional reforçará segurança na fronteira com a Colômbia
Efetivo atuará por 90 dias no âmbito do Plano Amazônia A Força Nacional de Segurança Pública atuará junto...
Lula
Em festa da vitória, Lula pede que público cante Hino da Independência
Presidente reeleito diz que 4º mandato terá maior participação do povo O presidente da República reeleito,...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos