Salvador, 30 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Governo do Estado envia equipamentos para abrir leitos pediátricos em Juazeiro

Em resposta ao aumento de 11,5% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados em 2024, que totalizaram 3.259 notificações, o Governo do Estado adotou medidas para reforçar o atendimento pediátrico, principalmente durante a alta sazonal que afeta, sobretudo, as crianças. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) anunciou nesta quarta-feira (8) o envio de equipamentos essenciais para a instalação de cinco novos leitos pediátricos no município de Juazeiro. A Prefeitura poderá fazer a retirada dos equipamentos próxima segunda-feira (13), às 14 horas, no Núcleo Regional de Saúde.
O subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, ressalta que “em abril, a Sesab já havia expandido a capacidade hospitalar com a abertura de 77 novos leitos, incluindo 41 de UTI pediátrica, distribuídos por Salvador, Vitória da Conquista, Irecê e Feira de Santana. Agora, estamos enviando diversos equipamentos, tais como ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos, macas, berços e carrinhos de emergência para a implantação de cinco leitos em Juazeiro”.
Ao todo, a cessão de equipamentos do Governo do Estado para a Prefeitura de Juazeiro supera os R$ 374 mil. O objetivo é reduzir a mortalidade infantil associada a complicações respiratórias e garantir que o sistema de saúde esteja preparado para responder eficientemente.
A ação não apenas aumenta a capacidade de resposta do sistema de saúde diante do aumento dos casos de SRAG, mas também fortalece a infraestrutura de saúde pública. “Esta iniciativa demonstra nosso compromisso contínuo com a saúde das crianças baianas e reforça nossa capacidade de mitigar o impacto das doenças respiratórias”, acrescenta o subsecretário.
A Sesab continua vigilante e proativa em suas estratégias para prevenir e controlar surtos de doenças respiratórias, garantindo que todos os municípios estejam adequadamente equipados e preparados para enfrentar esses desafios de saúde pública.

Veja também

Chef Sandro Borges comanda PorcoDay na Vinícola Reconvexo, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina_Divulgação
Chef Sandro Borges leva O Porco Steak House para o "PorcoDay" da Vinícola Reconvexo, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina
O chef assador e empresário Sandro Borges, especializado em carne suína e proprietário do restaurante...
Smartphone, celular,  em uso
Biometria facial será obrigatória para usuários de telefonia móvel
Objetivo é evitar fraudes, já que o titular da linha será identificado A partir de 2027, usuários de...
Ministerio-da-Fazenda
Contas do governo têm superávit de R$ 4,8 bilhões em setembro
Precatórios cancelados e alta do petróleo reforçaram caixa da União As contas do Governo Central, que...
unnamed (1)
Eduardo Souza é apresentado no Noroeste e inicia novo desafio no futebol paulista
O técnico Eduardo Souza foi apresentado oficialmente na última semana como novo comandante do Noroeste....

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos