Salvador, 2 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Governo do Estado investe em diagnóstico precoce e tratamento contra ISTs para o Carnaval

Com quatro postos de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) durante o Carnaval 2025, o Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), espera realizar mais de 11 mil exames para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e  hepatite C. Com dois postos localizados no circuito Barra-Ondina em Salvador, além de um em Porto Seguro e outro em Rio de Contas, a medida já adotada em anos anteriores visa levar os serviços de saúde para mais perto dos cidadãos durante o período da festa.
Além da testagem, a Sesab realizará também a distribuição de um milhão preservativos aos foliões, através do projeto “Camisinha Tá Na Mão”, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). A distribuição, alinhada à testagem, compõe uma estratégia de prevenção, diagnóstico e tratamento, visto que, caso desejem, os pacientes que tiveram resultado positivo para sífilis já podem iniciar o tratamento no próprio estande, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil).
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca que esta estratégia da gestão estadual tem como objetivo garantir uma maior segurança aos foliões. “Desde 2023 nós atuamos com postos de testagens e distribuição de preservativos, os números que tivemos ao longo dos anos demonstram o sucesso e aceitação do público. Esta estratégia do Governo do Estado é a representação de uma ação efetiva e que deve ser fortalecida pelos municípios ao longo do ano, com ações nas Unidades Básicas de Saúde e nos postos”, afirmou.
Para a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, a ação é uma importante aliada no objetivo de eliminar a transmissão vertical de ISTs. “Nós temos o compromisso de eliminar a transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatites. Para isso, é necessário o diagnóstico precoce e tratamento para interromper esse ciclo. O folião já vai poder iniciar seu tratamento para sífilis no próprio estande, mas caso não queira iniciar no momento, já vai sair de lá com todo o encaminhamento para que possa tratar a IST”, explicou Eleuzina.
Em Salvador, os postos de testagem estarão localizados na Avenida Milton Santos e na Avenida Centenário. Para os foliões que irão curtir o Carnaval no interior, os postos de testagem estarão localizados na Praça da Matriz Maestro Esaú Pinto, em Rio de Contas, e na Avenida do Descobrimento, em Porto Seguro.
Fotos: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

Veja também

Screenshot_2026-11-01-22-55-48-555_com.android
Palmeiras sai na frente do Vasco na semifinal da Copa do Brasil; Grêmio bate o Galo
Maurício fez o gol da vitória contra a equipe carioca Na primeira metade dos 180 minutos entre Palmeiras...
Screenshot_2026-11-01-22-51-39-552_com.android
Lula garante que programas sociais serão mantidos
Presidente criticou ainda a divulgação de fake news O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva...
com_reacao_incrivel_cruzeiro_bate_corinthians_e_leva_libertadores
Com reação incrível, Cruzeiro bate Corinthians e leva Libertadores Feminina
Vitória veio na disputa de pênaltis com virada do placar Em uma final emocionante, o Cruzeiro derrotou...
unnamed (48)
Quem conta a história de quem já morreu? Almeidas Indicam transforma cemitérios em lugares de memória
Na semana de Finados, trabalho dos jornalistas Léo e Rodrigo Almeida chama atenção para a preservação...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos