Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Governo do Estado investe R$ 1,9 milhão para triplicar número de consultas e cirurgias oftalmológicas na Osid

O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde (Sesab), autorizou um convênio no valor de R$ 1,9 milhão com as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que assegura até 52.800 consultas e 5.280 cirurgias oftalmológicas por ano no Hospital Santo Antônio, em Salvador. O ato de assinatura do convênio aconteceu na sede da Osid, no Largo de Roma, e contou com a presença da primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Velloso, da secretária da Saúde, Roberta Santana, e da superintendente da Osid, Maria Rita Pontes. O investimento marca um salto significativo na oferta de serviços médicos, triplicando o número de atendimentos ambulatoriais e duplicando as cirurgias oftalmológicas na unidade.

 

“Hoje é um dia de muita alegria, um dia que a gente celebra uma ação importante do Governo do Estado, nessa entidade tão importante, que a gente traz a possibilidade de reforma e ampliação do Hospital de Olhos, que vai conseguir garantir o atendimento e ampliar a sua capacidade. É a garantia de um serviço essencial para a nossa população, não só de Salvador, mas, também, do interior”, declarou a primeira-dama.

 

De acordo com a secretária Roberta, com o convênio, a Osid vai passar a ter capacidade de realizar 4400 atendimentos e 440 cirurgias por mês: “é uma importante estratégia de ampliação da capacidade operacional. Hoje, são realizadas em torno de 1.500 consultas ambulatoriais. A gente vai ter a capacidade de sair de 200 para 440 cirurgias por mês. Então, essa é uma parceria que muito nos orgulha, a forma humanizada e o cuidado com as pessoas, que é uma grande referência para o Governo do Estado”.

 

Além da assinatura do convênio, foi realizada uma visita ao Santuário Santa Dulce dos Pobres e às dependências de saúde da Osid, como o Hospital da Criança, Ambulatório e Unidade Dona Dulce, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Centro Geriátrico e Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência. A visita foi encerrada no Centro Especializado em Reabilitação da Osid, em Patamares.

 

Para Maria Rita Pontes, a ampliação é um presente que vai atender à grande demanda por atendimento oftalmológico na Osid. “É um sonho. Desde a canonização de Santa Dulce que nós recebemos uma doação de equipamentos oftalmológicos e pensamos em ampliar a oferta do atendimento. Graças a essa parceria com o Governo do Estado, hoje é possível. Espero que, até o final do ano, esse hospital esteja de portas abertas para poder atender ao maior número de pessoas que precisam, as pessoas mais necessitadas. Eu tenho certeza que é um presente de Deus também, diante do caso do segundo milagre de Santa Dulce, que foi exatamente a cura de um problema na visão”, lembrou a superintendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

55046723069_f9373740d3_c
Bahia atropela o Galícia na Fonte Nova
O Bahia não encontrou dificuldades para golear o Galícia, por 3×0, pela terceira rodada do Baianão....
Michael
Santos avança por contratação de atacante Michael, do Flamengo
O Santos avançou para mais uma contratação para a temporada de 2026. Segundo a ESPN, o clube está com...
Bailinho de Quinta 03
Terraço do Barra recebe Bailinho de Quinta com show aberto ao público neste sábado (17)
Neste sábado (17), o Terraço do Barra recebe show exclusivo do Bailinho de Quinta, a partir das 17h....
Bianca Reis - Luciana Bahia
Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida
O janeiro branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014, que busca chamar a atenção para o tema da...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar