Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Governo do Estado realiza entregas e autoriza pacote de obras em Cachoeira

De volta à cidade de Cachoeira, neste sábado (29) o governador Jerônimo Rodrigues realizou uma série de compromissos institucionais, como a entrega de ambulâncias, motocicletas para a Polícia Militar e de certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) para comunidades remanescentes, através do Projeto Quilombo Legal. Ainda para o município, Jerônimo inaugurou a Sala Elas à Frente, projeto da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), visitou a Feira Saúde Mais Perto e autorizou novas obras.

“Autorizamos a implantação do sistema de água para comunidades diversas, também está autorizada a elaboração do projeto da iluminação cênica dessa ponte maravilhosa: Cachoeira – São Félix, e assinei ordem de serviço para que a Conder elabore os projetos de imediato para a construção de encostas, além de pavimentação de estradas para zona rural, serão mais 24 quilômetros de asfalto”, enumerou o governador, lembrando que retorna à Cachoeira pela segunda vez esta semana, depois de participar do ato cívico que é parte dos festejos pela Independência da Bahia, na última terça-feira (25).

Os cachoeiranos acordaram cedo para acompanhar a inauguração da Sala Elas à Frente – Ialorixá Juciara da Paixão. O equipamento projetado pela SPM, em parceria com a prefeitura local homenageia Mãe Preta, como era conhecida Juciara da Paixão. Emocionada, a viúva da ialorixá, Maria Luiza Santos, agradeceu a homenagem. “Eu só tenho a agradecer por tudo que estão fazendo por ela, que eu sei que ela era uma mulher capaz, uma mulher guerreira, lutou muito por tudo. São poucas palavras, eu só tenho a agradecer mesmo”.

Além da unidade em Salvador, mais de 40 salas serão abertas no interior, ampliando o alcance do serviço. No equipamento, localizado na Casa 02 da Praça da Aclamação, no Centro, serão realizadas diversas atividades relacionadas à inclusão socioprodutiva e autonomia econômica das mulheres, como explicou a secretária de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo. “Essa casa tem um papel importante na vida das mulheres de Cachoeira, do território, onde a gente vai fazer um trabalho de acolhimento, de atendimento, que vai se juntar com toda a rede. Vamos atender todas as mulheres do campo, das águas, da cidade, das florestas”, destacou a titular da SPM.

Regularização Ambiental
Como forma de assegurar a regularização ambiental, 1.142 famílias de seis comunidades remanescentes de quilombo receberam os certificados do Cefir/Quilombola. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O ato atendeu moradores das comunidades de Catolé de Baixo e de Cima, Engenho Novo, Engenho da Cruz, São Francisco do Paraguaçu, Santiago do Iguape e Imbiara / Tombo, com aplicação de recursos da ordem de R$150 mil.

Para Itamara dos Santos, da comunidade Engenho da Cruz, o documento tem grande importância. “Isso representa muito. A gente já esperava há muito tempo. E graças ao governo, a CAR, a gente está recebendo. Estávamos aguardando isso aí para assentar a comunidade”.

Saúde
Durante a visita, o governador, acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais (VSBA), Tatiana Velloso, conferiu a Feira Saúde Mais Perto, um trabalho conjunto da secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com as VSBA. Instalada na Praça Ubaldino de Assis, conhecida como Jardim Grande, a ação oferece gratuitamente, até este domingo (30), serviços como eletrocardiograma, ultrassonografia, exames laboratoriais e de diagnósticos, além de consultas com oftalmologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar