Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Horta escolar do Centro Educacional Monteiro Lobato, em Firmino Alves, rende segunda colheita do ano

Os estudantes do Centro Educacional Monteiro Lobato, no município de Firmino Alves, estão caminhando para o período da segunda colheita da horta da unidade escolar da rede estadual. No espaço, eles cultivam tomates, cebolinha, coentro e couve-flor, dentre outras verduras e hortaliças, que são consumidos pela própria comunidade escolar. A iniciativa integra o projeto “Hortas escolares: plantar, cuidar e cuidar-se”, através do qual os alunos aprendem sobre consciência ambiental, consumo consciente e alimentação saudável, se beneficiando dos produtos orgânicos.

O estudante Miguel Zion, 17 anos, 2ª série, conta que a horta escolar, projeto orientado pela professora Josiane Silva Moraes, tem fortalecido a relação dos alunos com a agricultura e melhorado a compreensão sobre a importância do plantio e da alimentação saudável. “A horta vem funcionando de forma surpreendente, sendo uma grande fonte de aprendizado. Este projeto mudou a perspectiva de muitos colegas em relação ao meio ambiente e a abordagem utilizada despertou o nosso interesse. A horta nos mostrou seu caráter inclusivo, divertido e de grande ajuda para o coletivo”, detalha.

A realização da horta no Monteiro Lobato está associada ao estudo de questões como sustentabilidade socioambiental e a conteúdos ligados às disciplinas de Física, Química e Biologia. O adubo orgânico utilizado na plantação é produzido pelos próprios estudantes, com a orientação dos professores. A irrigação, por sua vez, é feita através de um sistema de armazenamento de água da chuva, feito também pelos alunos. Eles explicam que a água armazenada é colocada em um tanque para irrigar a horta.

Iniciativa estimula consciência ambiental

O fomento de hortas nas escolas é estimulado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) como estratégia para fortalecer a educação ambiental e alimentar. O projeto, batizado de “Hortas escolares: plantar, cuidar e cuidar-se”, visa a inclusão da sustentabilidade no dia a dia dos colégios da rede estadual.

A iniciativa busca, sobretudo, integrar recursos de aprendizagem, promovendo a relação da escola com a comunidade e a conscientização sobre alimentação saudável e consumo consciente. Assim, as hortas são utilizadas como ferramenta pedagógica, integrando conhecimentos de diversas disciplinas, como ciências, matemática e educação ambiental, de forma lúdica e vivencial.

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