Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Horta escolar do Centro Educacional Monteiro Lobato, em Firmino Alves, rende segunda colheita do ano

Os estudantes do Centro Educacional Monteiro Lobato, no município de Firmino Alves, estão caminhando para o período da segunda colheita da horta da unidade escolar da rede estadual. No espaço, eles cultivam tomates, cebolinha, coentro e couve-flor, dentre outras verduras e hortaliças, que são consumidos pela própria comunidade escolar. A iniciativa integra o projeto “Hortas escolares: plantar, cuidar e cuidar-se”, através do qual os alunos aprendem sobre consciência ambiental, consumo consciente e alimentação saudável, se beneficiando dos produtos orgânicos.

O estudante Miguel Zion, 17 anos, 2ª série, conta que a horta escolar, projeto orientado pela professora Josiane Silva Moraes, tem fortalecido a relação dos alunos com a agricultura e melhorado a compreensão sobre a importância do plantio e da alimentação saudável. “A horta vem funcionando de forma surpreendente, sendo uma grande fonte de aprendizado. Este projeto mudou a perspectiva de muitos colegas em relação ao meio ambiente e a abordagem utilizada despertou o nosso interesse. A horta nos mostrou seu caráter inclusivo, divertido e de grande ajuda para o coletivo”, detalha.

A realização da horta no Monteiro Lobato está associada ao estudo de questões como sustentabilidade socioambiental e a conteúdos ligados às disciplinas de Física, Química e Biologia. O adubo orgânico utilizado na plantação é produzido pelos próprios estudantes, com a orientação dos professores. A irrigação, por sua vez, é feita através de um sistema de armazenamento de água da chuva, feito também pelos alunos. Eles explicam que a água armazenada é colocada em um tanque para irrigar a horta.

Iniciativa estimula consciência ambiental

O fomento de hortas nas escolas é estimulado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) como estratégia para fortalecer a educação ambiental e alimentar. O projeto, batizado de “Hortas escolares: plantar, cuidar e cuidar-se”, visa a inclusão da sustentabilidade no dia a dia dos colégios da rede estadual.

A iniciativa busca, sobretudo, integrar recursos de aprendizagem, promovendo a relação da escola com a comunidade e a conscientização sobre alimentação saudável e consumo consciente. Assim, as hortas são utilizadas como ferramenta pedagógica, integrando conhecimentos de diversas disciplinas, como ciências, matemática e educação ambiental, de forma lúdica e vivencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!