Os estudantes do Centro Educacional Monteiro Lobato, no município de Firmino Alves, estão caminhando para o período da segunda colheita da horta da unidade escolar da rede estadual. No espaço, eles cultivam tomates, cebolinha, coentro e couve-flor, dentre outras verduras e hortaliças, que são consumidos pela própria comunidade escolar. A iniciativa integra o projeto “Hortas escolares: plantar, cuidar e cuidar-se”, através do qual os alunos aprendem sobre consciência ambiental, consumo consciente e alimentação saudável, se beneficiando dos produtos orgânicos.
O estudante Miguel Zion, 17 anos, 2ª série, conta que a horta escolar, projeto orientado pela professora Josiane Silva Moraes, tem fortalecido a relação dos alunos com a agricultura e melhorado a compreensão sobre a importância do plantio e da alimentação saudável. “A horta vem funcionando de forma surpreendente, sendo uma grande fonte de aprendizado. Este projeto mudou a perspectiva de muitos colegas em relação ao meio ambiente e a abordagem utilizada despertou o nosso interesse. A horta nos mostrou seu caráter inclusivo, divertido e de grande ajuda para o coletivo”, detalha.
A realização da horta no Monteiro Lobato está associada ao estudo de questões como sustentabilidade socioambiental e a conteúdos ligados às disciplinas de Física, Química e Biologia. O adubo orgânico utilizado na plantação é produzido pelos próprios estudantes, com a orientação dos professores. A irrigação, por sua vez, é feita através de um sistema de armazenamento de água da chuva, feito também pelos alunos. Eles explicam que a água armazenada é colocada em um tanque para irrigar a horta.
Iniciativa estimula consciência ambiental
O fomento de hortas nas escolas é estimulado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) como estratégia para fortalecer a educação ambiental e alimentar. O projeto, batizado de “Hortas escolares: plantar, cuidar e cuidar-se”, visa a inclusão da sustentabilidade no dia a dia dos colégios da rede estadual.
A iniciativa busca, sobretudo, integrar recursos de aprendizagem, promovendo a relação da escola com a comunidade e a conscientização sobre alimentação saudável e consumo consciente. Assim, as hortas são utilizadas como ferramenta pedagógica, integrando conhecimentos de diversas disciplinas, como ciências, matemática e educação ambiental, de forma lúdica e vivencial.