Salvador, 10 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Hospital Estadual Costa das Baleias já realizou mais de 2.300 atendimentos

Entre os dias 12 e 24 de maio de 2024, o Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, realizou 2.331 atendimentos, comprovando a eficiência e a capacidade da unidade em oferecer serviços de alta complexidade na região. Foram 1.800 atendimentos ambulatoriais, 424 atendimentos a pacientes recebidos através da regulação e 107 procedimentos cirúrgicos.
Os moradores de Teixeira de Freitas, onde o hospital está localizado, respondem por 37% dos atendimentos realizados. Outros municípios com destaque são Prado (9%), Alcobaça (6%), Caravelas (6%), Mucuri (6%) e Medeiros Neto (7%). Esses números refletem a abrangência e a importância do hospital como referência regional.
O hospital é referência para 21 municípios e possui uma estrutura robusta, com 216 leitos, incluindo 30 de UTI, voltados para pacientes graves. Equipado com um avançado centro de bioimagem, que conta com ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x, o hospital oferece uma gama completa de diagnósticos e tratamentos. A unidade também dispõe de sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica, além de serviços oncológicos abrangentes.
A unidade de alta complexidade tem o acesso de pacientes 100% referenciado pela Central Estadual de Regulação (CER), bem como pelo SAMU Regional e via Lista Única.
Impacto econômico e social
Além dos avanços na área da saúde, o Hospital Estadual Costa das Baleias tem gerado um impacto econômico positivo na região, criando 1.210 empregos diretos. Desses, 225 são médicos e 985 são profissionais assistenciais e administrativos. O investimento de R$ 200 milhões do Governo do Estado, que incluiu obras, equipamentos e mobiliário, fortaleceu a economia local e melhorou a infraestrutura de saúde disponível para a população.

Veja também

310826-02-destaque-e-insta-1024x689
Sindsefaz reúne especialistas nesta sexta (11) para debater justiça fiscal e futuro da Bahia
Seminário “Diálogos Produtivos” terá economistas e pesquisadores discutindo tributação, desigualdade,...
WhatsApp Image 2026-09-09 at 13.03
29ª Semana de Comunicação na UCSal tem como tema “Quando Tudo Se Conecta”
Evento gratuito vai acontecer de 14 a 18 de setembro e promove debates sobre diversidade, representatividade...
oftamologista
Autismo: médica lista estratégias que ajudam no atendimento a crianças
Cerca de 40% das crianças com TEA apresentam transtornos de ansiedade Hipersensibilidade sensorial, intolerância...
Ancelotti
Ancelotti anuncia 26 convocados para amistosos da seleção brasileira
Primeira lista pós-Copa do Mundo tem oito jogadores estreantes O técnico Carlo Ancelotti anunciou na...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige