Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Inema alerta para chuvas intensas no litoral da Bahia neste fim de semana

O tempo chuvoso deve persistir na faixa litorânea da Bahia neste final de semana, é o que indica o serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A previsão é de continuidade de uma frente fria, mantendo o céu nublado e com chuvas significativas, com os maiores volumes esperados para Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo, Litoral Norte e parte do Nordeste do estado.
Para o dia de hoje (02), o tempo permanece instável no litoral, com previsão de céu encoberto e chuvas frequentes. Em Salvador e Região Metropolitana (RMS), as chuvas poderão vir acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. As temperaturas variam entre mínima de 24 °C e máxima de 29 °C. No interior, cidades como Ilhéus, Teixeira de Freitas e Conde também registram máximas abaixo dos 30 °C, reforçando o predomínio das instabilidades no litoral.
No sábado (03), a frente fria segue se deslocando e atinge o Litoral Norte. Em Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo Baiano, essas chuvas serão de intensidade moderada a forte e também poderão ser acompanhadas de rajadas de ventos e raios. As temperaturas na capital baiana devem variar entre 24°C e 28°C.
Já para o domingo (04), os volumes de chuvas tendem a ser mais expressivos sobre o Litoral Norte. Na capital e RMS a previsão é de variação de nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas no decorrer do período. As menores temperaturas esperadas para o período são 15º, em Vitória da Conquista, e 17º em Piatã, as maiores, de 34º, para as cidades de Ibotirama, Paulo Afonso e Remanso.
A tendência para a segunda-feira (05) é da continuidade das chuvas sobre o Litoral Norte. Já em Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo, a previsão é de chuvas isoladas.
Nas últimas 24h, os maiores acumulados de chuvas foram registrados nas estações pluviométricas localizadas entre as regiões Sul, Baixo Sul e Recôncavo, onde os acumulados até o momento já superam os 200 mm (milímetros). Os maiores volumes foram verificados nos municípios de Itacaré atingido 218 mm, Taperoá (141,6 mm), Igrapiúna (136,6 mm), Santa Cruz Cabrália (127,4 mm), Simões Filho (104 mm), Camamu (100,4 mm) e Salvador (100,2 mm).
As orientações para população incluem não se abrigar debaixo de árvores em casos de rajadas de vento, já que há risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de alagamentos e deslizamento procurar imediatamente a defesa civil do seu município ou do estado.
Foto: Ascom Sema/Inema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar