Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Inema solta 84 animais silvestres reabilitados em área preservada no Litoral Norte

O retorno de 84 animais silvestres à natureza marcou, nesta quinta-feira (6), uma das principais ações da Semana do Meio Ambiente na Bahia. A soltura foi promovida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), localizada na Fazenda Toca da Onça, em Mata de São João, no Litoral Norte. As espécies, entre aves, répteis e mamíferos, passaram por um rigoroso processo de reabilitação nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), após serem resgatadas de situações de risco como tráfico, maus-tratos e abandono.
O vice-governador Geraldo Júnior acompanhou a soltura dos animais no ambiente natural e destacou a importância da iniciativa para a preservação da fauna e a conscientização ambiental. “Reforçamos nosso compromisso com ações concretas, como a reintegração de animais silvestres ao seu habitat”, afirmou. Ele também enalteceu o trabalho do CETAS, responsável pelo acolhimento e reabilitação das espécies. “Essa é mais uma etapa no esforço para conservar a biodiversidade no estado da Bahia”, completou.
Representando o secretário estadual do Meio Ambiente, atualmente em missão oficial no exterior, o chefe de gabinete da Sema, André Ferraro, destacou o papel estratégico da ação para a política ambiental do estado. “A soltura carrega enorme significado para a preservação da biodiversidade e para o despertar da consciência ambiental na sociedade. Além disso, evidencia o trabalho criterioso e comprometido de veterinários, biólogos e demais profissionais que atuam desde o resgate até a reintegração dos animais ao meio ambiente”, afirmou.
O momento da soltura é um ritual de readaptação, e cada espécie reage de um jeito. O veterinário Paulo Baiano detalhou o comportamento dos animais durante a reintegração à natureza. ‘As aves, por exemplo, não partem para voos longos imediatamente. Fazem trajetos curtos para se ambientar antes de ganhar altitude’, explicou. Segundo ele, o essencial é assegurar liberdade e tranquilidade nessa fase. O especialista ainda comparou as particularidades de répteis, felinos e primatas, grupos que demandam protocolos distintos de soltura e monitoramento.
As áreas onde os animais foram soltos são chamadas Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), propriedades privadas cadastradas voluntariamente e avaliadas tecnicamente pelo Inema. Para garantir a adaptação e sobrevivência das espécies, esses locais devem contar com vegetação nativa preservada, recursos hídricos disponíveis e baixa interferência humana — condições essenciais para o sucesso da reintrodução.
Atualmente, o Inema opera dois Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) — em Salvador e Cruz das Almas — e está construindo um terceiro em Barreiras, no oeste da Bahia. Essas unidades são responsáveis pelo acolhimento e cuidados de animais resgatados ou entregues voluntariamente, garantindo sua recuperação até que possam ser devolvidos com segurança ao meio ambiente.
Segundo o coordenador de Gestão de Fauna do Inema, Vinícius Dantas, casos de animais silvestres feridos ou encontrados em locais inadequados, como rodovias, praças ou residências, podem ser comunicados às equipes especializadas por meio do Disque Fauna. O atendimento é feito via WhatsApp, pelo número (71) 99661-3998, e permite acionar o resgate de forma rápida e segura. O serviço também está disponível para quem deseja fazer a entrega voluntária de animais mantidos irregularmente em cativeiro, contribuindo para a proteção da fauna e o combate ao tráfico de espécies.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar