Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Inscrições para o Prêmio Pallas de Literatura 2024 abrem nesta segunda, 3 de junho

Na próxima segunda, 3 de junho, às 12h, abrem as inscrições para o Prêmio Pallas de Literatura 2024. Os interessados terão até às 15h do dia 28 de junho para submeter os seus originais ao júri da premiação. O resultado será divulgado em setembro, e o livro, publicado em 2025, quando a Pallas completará meio século em atividade.

A iniciativa objetiva descobrir novos autores negros e oferecer a eles a primeira oportunidade de publicar um romance no país, na mesma casa que publica autores consagrados como Conceição Evaristo, Nei Lopes, Eliana Alves Cruz, Ondjaki, Teresa Cárdenas, Raul Lody, Cidinha da Silva, Joel Rufino dos Santos e Clarice Fortunato, entre muitos outros.

 

“Comemorar 50 anos é comemorar a consolidação de um trabalho de recuperação dos saberes afro-brasileiros e afrodescendentes e da visibilidade de autores, pesquisadores e ilustradores que trabalham com essa temática valorizando a contribuição dos africanos que aqui chegaram e construíram esse país e que são sub-representados nos espaços de poder e na produção intelectual”, afirma a editora Mariana Warth.

 

Mariana atua há 23 anos na editora fundada pelo seu avô, Antonio Carlos Fernandes, com outros sócios, e comandada desde 2003 pela sua mãe, a editora Cristina Fernandes Warth. “O prêmio traz frescor e mobiliza, tanto autores quanto leitores. E é também uma forma de marcar novos projetos. Afinal, 50 anos marcam tradição, mas também vanguarda no trabalho de discutir os saberes africanos e afro-brasileiros em diversos campos da cultura e conhecimento”, diz Cristina.

 

Para concorrer ao prêmio, o romance deve ter entre 120 mil e 500 mil caracteres, com espaços, e estar no formato PDF. O candidato não pode ter nenhum romance publicado, considerando que o prêmio se volta para autores inéditos nessa categoria, e não deve se identificar de nenhuma forma a fim de garantir que a avaliação do júri seja baseada apenas na qualidade literária da obra.

Podem se candidatar brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil e autodeclarados negros, a partir de 18 anos. De temática livre, os originais devem ser anexados ao formulário que exige preenchimento e estará disponível no site: www.premiopallas.com.br

Além de publicar a obra, quem vencer ganhará uma mentoria com o escritor Henrique Rodrigues, escolhido pela editora para ser o curador do Prêmio Pallas de Literatura 2024. Nessa etapa, ele vai compartilhar a sua experiência sobre a cena contemporânea, como funcionam os eventos da área e o mercado de livros em geral.

“É uma premiação muito bem-vinda na cena literária brasileira, em que grandes autores e autoras sonham com a oportunidade de ter o seu livro publicado numa editora como a Pallas. E vale lembrar que o conteúdo do romance inscrito é totalmente livre”, afirma Henrique Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar