Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

INSS: Procurador Gilberto Waller Júnior é nomeado presidente após escândalo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou como novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o procurador federal Gilberto Waller Júnior, corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

Ele substitui Alessandro Stefanutto, que pediu demissão após ser afastado pela Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal na semana passada, que investiga fraudes bilionárias em descontos de aposentadorias e pensões

Segundo nota oficial da Secretaria de Comunicação Social (Secom), a nomeação de Waller Júnior foi determinada à chefe substituta da Casa Civil, Míriam Belchior, pelo presidente Lula.

O novo presidente do INSS é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Ele começou a carreira pública como procurador do INSS em 1998, ocupou os cargos de corregedor-geral do instituto de 2001 a 2004 e subprocurador-geral de 2007 a 2008.

No final da gestão Dilma e durante o governo Michel Temer, atuou como ouvidor-geral da Controladoria-Geral da União (CGU). Com a posse de Bolsonaro, em 2019, passou a atuar como corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

Quando esteve na CGU, Waller Júnior participava de decisões para ampliar o acesso à informações de cidadãos que faziam pedidos via Lei de Acesso à Informação e chegou a ter embates internos com órgãos que relutavam em cumprir as regras de transparência.

Na sua gestão, criou um sistema de abrir a qualquer cidadão o direito de ter acesso a todas as decisões tomadas pelos órgãos do governo relacionadas a pedidos de informação.

O sistema em funcionamento até hoje permite a busca de pedidos negados ou concedidos pelo governo federal. Waller Júnior dizia que a divulgação dos precedentes iria ajudar a administração federal a não retroceder nas políticas de transparência.

(Do Terra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!