Salvador, 10 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras tem inscrições prorrogadas até 31/05

Inscrições prorrogadas da chamada pública que visa selecionar espetáculos de mulheres negras até às 23:59 do dia 31 de maio, assim, estudantes, aspirantes e/ou atrizes negras de todo Brasil terão mais tempo para submeter sua inscrição. As interessadas poderão apresentar propostas para integrar a 4ª edição do ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras: A presença feminina negra no matrigestar do futuro. O objetivo desta chamada é oportunizar a produção intelectual e artística de profissionais negras oriundas das cinco regiões do país.

Idealizado pelas atrizes e produtoras culturais Juliana Monique e Eddy Veríssimo, o festival visa oportunizar a mulheres negras a evidenciar suas produções artísticas num espaço de acolhimento criado por suas pares. As atrizes cujos espetáculos forem selecionados integrarão a programação do festival que ocorrerá de 18 a 26 de julho, na cidade de Salvador. O Festival ÌYÁ’S quer conhecer e se aproximar de mulheres negras de todo território nacional para visibilizar nossa potencialidade coletiva.

De acordo com Eddy Veríssimo, “essa chamada vem para proporcionar a nós artistas negras da cena, um aquilombamento vivo, pulsante, onde podemos mostrar nossas estéticas e  poéticas, afirmando nossa identidade cultural, a partir de um corpo vivo em cena, onde acreditamos neste espaço de acolhimento e afeto. É um festival como ato de resistência e empoderamento, onde fortalecemos nossas conexões e criamos redes com artistas potentes no ecoar  de suas vozes através da arte”, afirma.

Interessa para essa chamada, espetáculos de artes cênicas, que podem ser monólogos, performances e outras modalidades da cena e as inscrições podem ser feitas por meio da linklist disponível no perfil do instagram @festivaliyas, assim como demais informações onde também é possível acompanhar o regulamento.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

SERVIÇO

O quê? ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras tem inscrições prorrogadas até 31/05

Quando? até dia 31 de maio

Inscrição: https://linklist.bio/festivaliyas

Informações: @festivaliyas

Veja também

310826-02-destaque-e-insta-1024x689
Sindsefaz reúne especialistas nesta sexta (11) para debater justiça fiscal e futuro da Bahia
Seminário “Diálogos Produtivos” terá economistas e pesquisadores discutindo tributação, desigualdade,...
WhatsApp Image 2026-09-09 at 13.03
29ª Semana de Comunicação na UCSal tem como tema “Quando Tudo Se Conecta”
Evento gratuito vai acontecer de 14 a 18 de setembro e promove debates sobre diversidade, representatividade...
oftamologista
Autismo: médica lista estratégias que ajudam no atendimento a crianças
Cerca de 40% das crianças com TEA apresentam transtornos de ansiedade Hipersensibilidade sensorial, intolerância...
Ancelotti
Ancelotti anuncia 26 convocados para amistosos da seleção brasileira
Primeira lista pós-Copa do Mundo tem oito jogadores estreantes O técnico Carlo Ancelotti anunciou na...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige