Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Lauro de Freitas institui Lei para fortalecer Segurança Alimentar e Nutricional

Para garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável, a Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas aprovou e o Poder Executivo Municipal validou a Lei nº 2.073/2023. A legislação institui o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com a finalidade de estabelecer a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. 

O sistema assegura a participação da sociedade civil organizada na formulação de políticas, planos, programas e ações relacionadas. Conforme ressaltado pelo secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), Tito Coelho, a adesão do município ainda possibilita a obtenção de recursos federais e uma pontuação mais elevada em editais para a implantação, reforma e ampliação de equipamentos, bem como para projetos e outros programas via edital.

“A partir de agora, será possível seguir com os trâmites para a criação da Câmara Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) de Lauro de Freitas, que é formada por secretários (os mesmos que compõem o Conselho Municipal de SAN) e tem a responsabilidade de elaborar o I Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, monitorar e avaliar ações de SAN em Lauro de Freitas”, reforçou Tito. 

O Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional será regido por princípios fundamentais, como a universalidade e equidade no acesso à alimentação, preservação da autonomia e respeito à dignidade das pessoas, participação e controle social, e transparência dos programas e ações, bem como dos critérios para sua concessão.

Entre as diretrizes do sistema, se destaca a promoção da intersetorialidade das políticas, a descentralização das ações em colaboração entre as esferas federal, estadual e municipal, o monitoramento da situação alimentar e nutricional, e a conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, juntamente com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população.

Composição 

O Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é composto por diversos componentes, incluindo a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, instituições públicas e privadas que aderirem aos princípios do sistema, e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), integrada pelas secretarias municipais responsáveis pela consecução da Segurança Alimentar e Nutricional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar