Salvador, 23 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Lavagem de Barra do Pojuca é marcada pela valorização dos artistas da terra

Realizada no último fim de semana, sábado e domingo (11 e 12/1), a Lavagem de Barra do Pojuca reuniu centenas de pessoas nos dois dias de festa. A marca do festejo, que abriu o ciclo de lavagens e festas populares de Camaçari, foi a valorização e presença maciça de nomes que fazem a música e cultura camaçariense acontecerem, ao lado de artistas de renome nacional.

No mesmo palco no qual se apresentou a nova revelação do arrocha, o cantor Thiago Aquino, também esteve o Samba com Elas, projeto formado por mulheres negras de Camaçari, que colocou todo mundo para dançar ao som de clássicos.

A vocalista do grupo, Nivia Mafuany destacou a felicidade em compor a grade de atrações e o sentimento de sentir verdadeiramente a valorização de quem faz a cultura da cidade. “Me senti muito feliz e valorizada de uma forma que eu nunca fui. Falo como artista da cidade que trabalha com música há muitos anos. E sobre o tratamento, muitos artistas comentaram sobre a forma como foi conduzido todo o processo, a forma respeitosa e cuidadosa, o acolhimento que a gente teve de não ter diferença até com outros artistas de fora”, ressaltou.

O cantor Jean Oliveira, vocalista da banda que leva o seu nome, comemorou a oportunidade de estrear na lavagem da comunidade onde mora. “É gratificante, eu, na faixa de 12 anos trabalhando com música, pela primeira fazer um show na lavagem da comunidade onde moro. A festa super organizada, e toda a equipe bastante atenciosa com as bandas. Os organizadores estão de parabéns”, celebrou.

A valorização das “pratas da casa” não foi apenas no âmbito cultural. Ambulantes também ressaltaram a atenção dada à categoria nos dois dias de evento. “O pessoal da fiscalização está de parabéns, pois souberam tratar bem barraqueiros e ambulantes. É disso que nós precisamos nessa nova gestão”, pontuou Ronaldo Alves Santana, o “Gordinho do Churrasquinho”, presidente da Associação de Festas Populares de Camaçari.

A lavagem é promovida pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), com apoio de diversas secretarias e órgãos municipais.

O município agora se prepara para a Lavagem de Vila de Abrantes, que acontecerá nos dias 18 e 19 (sábado e domingo).

Foto: Patrick Abreu

Veja também

banner_agenda_-_1170x700
Veja como foi o domingo (23) dos candidatos a presidente
Primeiro debate presidencial das eleições de 2026 é o destaque do dia Três candidatos à Presidência da...
unnamed (42)
Estilo de vida dos mais jovens impulsiona novas formas de morar em Salvador
Projetos imobiliários exploram conceitos de gentileza urbana e walkability para atender um público conectado...
Wine e Festival da Bicicleta_Ascom Saltur 7
Salvador reúne vinho, música e bicicletas em fim de semana de eventos gratuitos que movimentam a cidade
Salvador encerra neste domingo (23) um fim de semana marcado pela ocupação de diferentes espaços da cidade...
Canpanha_Dulvulgacao Secult
Campanha aquece torcidas da dupla Ba-Vi para jogos de 2027 em Salvador
Salvador deu mais um passo rumo à realização da copa do mundo de futebol feminino de 2027. Em ações voltadas...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026