Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Ligações clandestinas de energia na Bahia poderiam abastecer 4 milhões de residências por um mês, aponta Neoenergia Coelba

As ações de combate às ligações clandestinas realizadas pela Neoenergia Coelba na Bahia resultaram na remoção de 160 mil irregularidades em 2024, uma média de 437 fraudes encontradas por dia no estado. O volume é o maior da história e representa um aumento de 3% no comparativo com 2023. A energia recuperada no período foi de 496 milhões quilowatts/hora, que seria suficiente para abastecer cerca de 4 milhões de residências por 1 mês ou toda a cidade de Salvador por 50 dias.

 

O resultado é consequência da mobilização em campo e investimentos em tecnologias realizados pela Neoenergia Coelba. No ano passado, mais de 130 mil inspeções foram realizadas pelos profissionais da empresa, que também adquiriu 20 novos drones para auxiliar nas fiscalizações. Em paralelo, a distribuidora aprimorou as estratégias para identificar possíveis fraudes de maneira remota, aumentando a assertividade das ações.

 

As operações de combate às ligações clandestinas são realizadas em unidades de todas as classes sociais e segmentos econômicos. Em 2024, mais de 30 mil indústrias ou comércios foram flagrados com irregularidades na Bahia. Em fazendas e unidades com atividades agrícolas, a Neoenergia Coelba flagrou cerca de 13 mil fraudes.

 

“O principal objetivo das ações é garantir a segurança da população, visto que as fraudes podem provocar acidentes fatais. As operações também são importantes para combater a concorrência desleal nos segmentos comerciais, uma vez que os estabelecimentos com ligações clandestinas levam vantagem indevida em relação a outras empresas do setor que atuam dentro da legalidade”, destacou o gerente de Recuperação de Energia da Neoenergia Coelba, Madson Melo.

 

O furto de energia é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Em 2024, oito pessoas foram conduzidas à delegacia devido à prática na Bahia.

 

Prejuízos e denúncias

Além de crime, os “gatos” também representam riscos à população, pois são realizados por profissionais sem autorização e treinamento adequado. Além de ilegais e poder provocar acidentes graves, as irregularidades prejudicam o fornecimento de energia, podendo causar problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

 

Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba (www.neoenergia.com).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar