Salvador, 17 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Limpec e Braskem discutem implantação de projeto de educação ambiental em escolas do município

No sentido de ampliar a participação do governo municipal e potencializar o apoio ao projeto Ação Braskem de Educação Ambiental – iniciativa da Braskem que leva conhecimento sobre sustentabilidade e educação ambiental para as escolas do município – um grupo de trabalho foi criado como resultado de uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (16), na sede da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), para tratar de ações de educação ambiental e sustentabilidade a serem implementadas no município.

Esse foi o segundo encontro realizado entre Limpec e Braskem, no intuito de consolidar a parceria da empresa pública às ações apresentadas pela gerente de Relações Institucionais da Braskem, Magnólia Borges, ao presidente da Limpec, Júnior Borges. “Uma reunião muito positiva onde a gente viu aí várias sinergias entre Braskem, Limpec, Solos e outras secretarias, como Sedec e Sedur. Vamos agora criar um grupo de trabalho para identificar essas ações sinérgicas e potencializar os resultados da sustentabilidade no município”, disse Magnólia.

O foco das ações são as escolas municipais, partindo do pressuposto de que a formação da conscientização das crianças atinge todo o grupo familiar em que o estudante está inserido, ampliando o conhecimento levado à unidade escolar também para dentro de casa.

“Estamos imbuídos desse mesmo propósito de promover a educação ambiental, juntamente com a Secretaria de Educação nas escolas porque entendemos que as crianças e os alunos são os futuros cidadãos, então é um público muito importante, multiplicador, que aprende esses novos conceitos e envolve os familiares a também promover efetivamente a educação ambiental no dia a dia. E a Limpec é um parceiro fundamental para implementar essas ações e potencializar esses resultados no município”, reforça Magnólia.

O presidente da Limpec, Júnior Borges, considerou o envolvimento das crianças e jovens das escolas do município uma estratégia inteligente, já que a ideia é focar também no longo prazo. “A consciência ambiental tem que ser formada com urgência em todas as pessoas para minimizar, desde já, os impactos ambientais. Mas pensar na formação desse pensamento ecológico nas crianças é fundamental para que eles cheguem na fase adulta com uma consciência já formada. As crianças são o futuro, e prepará-las agora é se antecipar a um problema futuro”, destacou.

A startup Solos, parceira do projeto da Braskem, também fará parte da programação que pretende atender, inicialmente, quatro escolas. “A gente chega para mais um ano com um programa mais estruturado. Vamos envolver também uma gincana de reciclagem interescolar para fomentar a economia circular e trazer mais conhecimento sobre esse tema para todos os alunos. A ideia é ter também mais volume de resíduos recicláveis coletados ao final do projeto”, disse Beatriz Gaya, coordenadora de mobilização e logística da Solos.

Fazem parte da ação as secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

Foto: Daniel Fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Michael
Santos avança por contratação de atacante Michael, do Flamengo
O Santos avançou para mais uma contratação para a temporada de 2026. Segundo a ESPN, o clube está com...
Bailinho de Quinta 03
Terraço do Barra recebe Bailinho de Quinta com show aberto ao público neste sábado (17)
Neste sábado (17), o Terraço do Barra recebe show exclusivo do Bailinho de Quinta, a partir das 17h....
Bianca Reis - Luciana Bahia
Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida
O janeiro branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014, que busca chamar a atenção para o tema da...
ApenasTambor
Segundo Domingo Musical do Olodum movimenta o PelourinhoEnsaios
gratuitos reúne público no Centro Histórico e apresentam o tema “Máscaras Africanas – Magia e Beleza”...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar