Salvador, 28 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Lula e Tedros Adhanom discutem produção de vacina contra a dengue

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, conversaram nesta segunda-feira (5), em reunião no Palácio do Planalto, sobre parcerias para a eliminação de doenças e produção de vacinas brasileiras contra a dengue.

A presidência brasileira do G20, que criou um grupo de trabalho de saúde, também foi assunto do encontro. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa participaram da reunião (imagem).

De acordo com informações do Palácio do Planalto, que não deu detalhes sobre iniciativas em curso, Adhanom afirmou que o Brasil pode ser um fornecedor do imunizante contra a dengue, por meio do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente, a única vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), incorporada no ano passado, é a Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda.

Tedros Adhanom também afirmou, segundo o governo, que a OMS pretende dar todo o apoio possível ao Brasil na eliminação de doenças como a tuberculose, a hanseníase, a doença de Chagas e doenças transmitidas de mãe para filho, como o HIV. São exemplos das chamadas doenças determinadas socialmente.

Na próxima quarta-feira (7), o diretor-geral da OMS participará, com a ministra Nísia Trindade, do lançamento de um programa nacional de combate a essas doenças.

G20

O diretor-geral da OMS e o presidente Lula ainda conversaram sobre a presidência do G20, que conta com um grupo de trabalho de saúde. Também falaram sobre a conclusão dos trabalhos do Órgão de Negociação Intergovernamental na elaboração e negociação de instrumento internacional para prevenção, preparo e resposta a pandemias. Nesse órgão, o Brasil atua como representante das Américas no grupo responsável pela coordenação dos trabalhos.

Em nota, o Palácio do Planalto destacou que Adhanom agradeceu o apoio do presidente Lula e pediu que o G20 possa pautar a discussão sobre o financiamento da saúde. Lula ressaltou que considera necessário haver uma melhor política tributária, que possa ampliar o financiamento do setor.

Agencia Brasil

Veja também

Flávio Bolsonaro
STF nega ter ordenado buscas em endereços de Flávio Bolsonaro
Nota surge após imprensa informar que PF estaria na mansão do senador O Supremo Tribunal Federal (STF)...
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Protagonismo feminino e inovação marcam a abertura da 23ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia
Com o tema “Ciência Delas”, o evento gratuito segue até esta quarta-feira (28) O olhar curioso das estudantes...
Secad_Chamada transferencia_data Dia_Servidor_Público_pagamento antecipado salario_Foto_Patrick_Abreu
Prefeitura de Camaçari transfere data do Dia do Servidor Público e antecipa salário
A Prefeitura de Camaçari transferiu o feriado em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em...
Flávio
Avião com Flávio Bolsonaro e família segue para Miami
A aeronave que deixou o Equador com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a família a bordo segue, neste...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos