Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Maio Laranja: Prefeitura de Lauro de Freitas promove ações de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), realizou nesta terça-feira (14), uma ação voltada para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado na próxima sexta-feira, 18 de maio. Uma das atividades, que integram o Maio Laranja, foi realizada no Pé de Oiti, na Praça Martiniano Maia (Centro).

Na ocasião, o Departamento de Assistência à Criança e ao Adolescente (DACA), vinculado à Semdesc, distribuiu materiais de conscientização sobre o tema. “Conversamos com a comunidade no sentindo de conscientizar sobre a necessidade de as pessoas conhecerem os códigos, os sinais que estão apontando para crianças e adolescentes que estão sendo vítimas de abuso sexual”, explicou o diretor do DACA, Alfredo Pacheco.

De acordo com o diretor, o DACA também tem realizado ações em instituições municipais de ensino. “Estamos realizando ações desde o início do mês em escolas e creches, onde estamos fazendo palestras, rodas de conversa e distribuindo materiais”, afirmou.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Lauro de Freitas, Maria Conceição, explicou como funciona a atuação do órgão e a ação em conjunto com a Prefeitura. “O centro especializado trabalha com as violações de direitos, seja de crianças, adolescentes ou idosos. O Creas atua diretamente no combate ao abuso e à exploração sexual. Diariamente recebemos situações de crianças e adolescentes que foram vítimas dessas violências. Atuamos em parceria com a Prefeitura, com o objetivo de fazer com que essas crianças venham ressignificar suas vidas, diante dos traumas sofridos. Em sua maior parte, essas violências são causadas por pessoas do próprio convívio, dentro do próprio lar”, declarou Conceição.

Maria do Amparo, de 48 anos, é avó do pequeno Derick, de 7 anos. Ela elogiou o trabalho desempenhado pela Prefeitura. “É uma excelente iniciativa da Prefeitura. A exploração sexual é assunto importante e que precisa ser tratado com seriedade”, disse a moradora de Portão. Já Samila Rodrigues, residente de Vila Praiana e mãe de uma menina, fez um alerta para a situação da exploração sexual. “Olha só, é muito importante essa ação. Atualmente, o que mais tem acontecido é a exploração sexual e o assédio contra crianças pequenas e grandes também, além dos adolescentes, sendo em sua maioria meninas. É uma ação muito importante de conscientização”, pontuou.

O Maio Laranja foi criado depois que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000, alusivo à morte da menina brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo, violentada e morta aos oito anos de idade em Vitória (ES), em 1973.

Foto – Andressa Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!