Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Mais de 60 municípios baianos realizam conferências para a 5ª CEPM e mobilizam mulheres em todo o estado

Com a proximidade da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres  (5ª CEPM), que será entre os dias 27 e 29 de agosto de 2025, em Salvador, a mobilização para as etapas preparatórias se intensifica em todo o estado. Mais de 60 municípios têm conferências municipais agendadas para os próximos dias, reunindo representantes do poder público e da sociedade civil em espaços de escuta e construção coletiva de propostas para políticas públicas voltadas às mulheres.
As conferências municipais devem ser realizadas até o dia 28 de julho. A programação inclui cidades dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, como Serra do Ramalho, Fátima, Teolândia, Presidente Dutra, Guanambi, Irará, Juazeiro, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Camaçari, Simões Filho, Lençóis, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Wagner, Boninal, Campo Alegre de Lourdes, Seabra entre outras. A partir do dia 29, terão início as conferências territoriais, que antecedem a etapa estadual, em um processo coordenado pela Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (CDDM).
A secretária das Mulheres do  Estado, Neusa Cadore, reforça a importância da mobilização.
“Estamos vivenciando um momento histórico de reconstrução da democracia e a conferência é uma ferramenta importante de participação. Em cada município que realiza sua etapa, ampliamos a escuta, fortalecemos o diálogo e damos visibilidade às vozes femininas de todos os cantos da Bahia. A SPM está presente nesse processo, reafirmando o compromisso com a construção de políticas públicas que respondam às realidades e aos sonhos das mulheres baianas”, afirmou.
Além de espaços de debate, as conferências também são instâncias de deliberação. Durante cada encontro municipal, são eleitas delegadas que representarão o município na conferência territorial. O número de delegadas varia de acordo com o total de participantes. As etapas territoriais, por sua vez, elegerão as representantes que seguirão para a conferência estadual e, posteriormente, para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), prevista para setembro, em Brasília.
A SPM orienta que, ao final da conferência municipal, seja registrada uma ata com os principais encaminhamentos e as delegadas eleitas, além da elaboração do relatório final, que devem ser enviados ao e-mail 5.cepm@spmba.ba.gov.br, junto ao formulário preenchido na plataforma Brasil Participativo.
A 5ª CEPM tem como tema central “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas” e deve reunir, em Salvador, representantes do poder público, movimentos sociais, coletivos feministas e especialistas de diversas áreas, fortalecendo o diálogo entre estado e sociedade civil para a construção de um Brasil mais justo para todas as mulheres.
As datas, locais e horários das conferências municipais estão sendo divulgadas nas redes sociais da @spmba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!