Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Maratona Salvador terá atleta queniano dentre os 60 atletas de elite participantes da competição

Em 2024, a Maratona Salvador, que acontece no próximo dia 22 de setembro, tendo como ponto de partida o Parque dos Ventos, na Boca do Rio, terá a participação de 60 atletas de elite disputando as provas de Meia Maratona (21k) e Maratona (42k). O número recorde, dentre todas as edições anteriores, chega com uma lista de peso e dezenas de atletas premiados.

 

Com uma premiação total que deve chegar aos R$220 mil reais, a competição reunirá nomes como o do queniano Kiplimo Kimutai, terceiro colocado na On SP City (meia maratona), realizado em julho passado, em São Paulo, e possui no currículo um tempo inferior a uma hora em provas de meias maratonas. Na lista dos atletas de elite está também Derlis Ayala, vencedor da Sul-Americana de Maratona em 2022, prova realizada em Assunção, no Paraguai; e o campeão da Maratona Pan-Americana, Justino Pedro da Silva, com prova disputada em Caracas, na Venezuela, em 2023.

 

Até o momento, a Maratona Salvador 2024 conta com 9 mil pessoas inscritas, maior número de público dentre as competições anteriores. O evento, que faz parte do Calendário de Turismo Esportivo da cidade, conta com o apoio da Prefeitura de Salvador através da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

 

“A Maratona Salvador é uma competição com Permit Ouro (certificação de qualidade da Confederação Brasileira de Atletismo) e está presente no calendário mundial de maratona das World Athletics, além de ser válida para o Ranking Brasileiro de Maratonistas 2024. A competição conta também com as provas de 5k e 10k, todas com percurso feito pela orla atlântica da cidade, indo do bairro de Itapuã até a Barra. Ou seja, estamos presenciando a consolidação desse evento que chega a sua sexta edição sendo um grande instrumento dentro do turismo esportivo, e também uma prova profissional, solidificada e respeitada em todo o mundo”, destaca o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

 

Ainda estão inscritos para competir como elite os campeões feminino, Marily dos Santos, e masculino, Cícero Ferreira, da última edição da Maratona Salvador; o campeão da Meia na Maratona de Porto Alegre 2023, Maicon Mancuso; da Meia Maratona Internacional de Goiás 2024, Altobeli Silva; da Meia Maratona Internacional de João Pessoa 2022 e 2024, Itanício da Silva; da Maratona Internacional de Manaus 2022, Jair José da Silva; a campeã na Asics Golden Run (meia maratona) de São Paulo 2024, Núbia de Oliveira Silva; e a campeã da Meia Maratona de Curitiba em 2024, Anastácia Pereira, dentre outros.

 

As inscrições para participar da Maratona Salvador seguem abertas até 15 de setembro através do site oficial do evento@(http://maratonasalvador.com). Os participantes receberão um kit contendo camiseta, número de peito com chip e medalha após a conclusão da prova. Atletas de elite devem enviar documentação comprobatória para participação.

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar