Parecer atesta estabilidade do imóvel e autoriza retorno das operações
O Mercado do Ogunjá retoma suas atividades neste sábado (7), a partir das 6h. A liberação ocorre após a conclusão das obras emergenciais de escoramento da estrutura e a emissão de um parecer técnico, que atesta a segurança para permissionários e consumidores do equipamento.
Desde a interdição, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Casa Civil, a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e a Superintendência de Patrimônio da Secretaria da Administração (SAEB) atuaram para garantir a segurança da estrutura e minimizar os prejuízos para permissionários e frequentadores. Foram realizadas reuniões e atendimentos individualizados com os comerciantes para compreender os impactos e buscar soluções. Paralelamente, foi articulado um escoramento emergencial, reforçando a estrutura, o que viabilizou uma reabertura rápida.
O secretário da SDE, Angelo Almeida, ressaltou a importância do esforço coletivo e do diálogo contínuo para assegurar uma resposta técnica e eficaz. “Desde o primeiro momento, nossa prioridade foi proteger a vida das pessoas. Atuamos com total transparência, ouvindo atentamente os permissionários e agindo com responsabilidade técnica. Graças a esse trabalho conjunto, poderemos devolver o Mercado do Ogunjá à sua plena atividade já neste sábado.”, afirmou.
Requalificação
Além da reabertura, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e os demais órgãos envolvidos discutem soluções de médio e longo prazo para a requalificação do Mercado do Ogunjá. A expectativa é que, nos próximos meses, a pasta avance com projetos voltados à melhoria da infraestrutura, garantindo um espaço mais moderno para comerciantes e consumidores.
O mercado funciona de segunda a sábado, 6h às 18h e aos domingos e feriados, das 6h às 14h.