Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Micareta de Feira impulsiona comércio local e gera oportunidade de renda

Começou oficialmente a Micareta de Feira 2025, uma festa marcada pela alegria, diversidade cultural e popular. Enquanto os diversos ritmos embalam os foliões, o trabalho faz a Micareta pulsar dentro e fora do circuito. Para muitos profissionais, o evento representa uma oportunidade concreta de renda e movimentação da economia local. Ambulantes, comerciantes formais e trabalhadores da economia criativa se preparam o ano inteiro para aproveitar os dias de festa e garantir um crescimento financeiro importante.

O comerciante Eniclécio Alves Moreira, 38 anos, conhece bem o impacto positivo que a Micareta exerce sobre o comércio local. Há 13 anos à frente de um restaurante nas proximidades do circuito Maneca Ferreira, ele afirma que o aquecimento nas vendas começa semanas antes da folia e atinge seu auge durante os dias do evento.

“A Micareta sempre nos enche de expectativa. É um período em que investimos mais. Já foi um bom começo com as empresas que vêm para montagem e organização da festa, elas já deram uma acelerada nas vendas”, afirmou.

Com mais de uma década de experiência, Eniclécio confirma que a Micareta está entre os momentos mais lucrativos do ano para seu negócio. “Sempre tem um aumento nessa época. A gente tem despesa também, mas as vendas superam”, comemora.

Outro setor em destaque durante a Micareta é o da economia criativa. Denilson Ricardo Santos Júnior, 28 anos, é caixeiro-viajante, mora em Teodoro Sampaio, a cerca de 55 quilômetros de Feira de Santana, e comercializa adereços e adornos artesanais de fantasia, todos produzidos pela própria mãe. “Minha mãe que cria tudo isso. Ela coloca luzinha, pisca-pisca… é tudo feito à mão”, contou orgulhoso, mostrando os produtos que levam cor e brilho para os foliões.

EXPERIÊNCIA — Com a vivência acumulada em outras edições da festa, Denilson está confiante em mais um bom ano de vendas: “Espero que essa Micareta bombe. No ano passado, deu um bom resultado. Já é a quarta vez que venho pra Feira. Aqui é um ótimo ponto comercial, e a gente gosta muito de trabalhar nessa festa.”

Trajetória também não falta para Lucineide Barbosa de Jesus, 50 anos, assistente de serviços gerais que há mais de três décadas também atua como vendedora ambulante durante a Micareta. “Tenho uns 35 anos vendendo aqui”, contou com orgulho. Neste ano, ela decidiu apostar apenas na venda de pipoca, mas diz que já trabalhou com outros itens, como brinquedos. “A expectativa é alta. Vou estar aqui nos quatro dias. A Micareta sempre traz um complemento de renda muito bom pra mim”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar