Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Mostra Audiovisual TV Pelourinho Olodum chega à etapa final com evento especial

Depois de meses de intensa troca, aprendizado e experiências transformadoras, o projeto Mostra Audiovisual TV Pelourinho Olodum chega à sua etapa final! Para celebrar essa caminhada, no próximo dia 26, às 9h, será realizada a Mostra Final e a entrega dos certificados, marcando o encerramento desse ciclo de forma especial. Durante o evento, os alunos apresentarão seus trabalhos e, em seguida, será feita a entrega dos certificados. Para coroar essa jornada, uma confraternização especial com uma deliciosa feijoada aguarda todos os participantes na sala do Cineclube Olney São Paulo, Rua Alaíde do feijão, segundo andar da sede da TV Pelourinho.

O projeto, que contou com a dedicação e empenho dos alunos ao longo dos meses, teve como foco o fortalecimento da cultura audiovisual e a valorização da identidade cultural, promovendo o acesso ao conhecimento e a capacitação de jovens talentos.

Sobre o curso

A TV Pelourinho, em parceria com o Olodum, o IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, o Ponto de Cultura Raso da Catarina e o Ministério da Cultura, promoveu o curso gratuito “Eu Sou a TV Pelourinho”, uma formação completa na área audiovisual voltada para adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos, egressos de escolas ou universidades públicas. Com 40 vagas disponíveis, o curso teve duração de nove meses e foi estruturado em sete disciplinas, proporcionando conhecimentos essenciais para atuação no setor audiovisual.

As disciplinas oferecidas incluíram:

  • Áudio – Processos de captação e edição de som no cinema e audiovisual.
  • Edição – Noções básicas de montagem e edição de vídeos.
  • Fotografia e Novas Mídias – Uso de câmeras e celulares para produção audiovisual.
  • A Identidade no Cinema e Audiovisual Brasileiro – Reflexões sobre a representação da população negra no cinema.
  • Linguagem do Audiovisual – Estética e gramática cinematográfica.
  • Produção e Planejamento e Produção Audiovisual/Roteiro – Etapas da produção audiovisual, elaboração de roteiros e captação de recursos.
  • Vodcast – Desenvolvimento de vodcasts, abordando desde a criação de conteúdo até estratégias de audiência.

O Mostra Audiovisual TV Pelourinho Olodum é uma realização do Ministério da Cultura, em parceria com a ONG Raso da Catarina e a TV Pelourinho, contando com o patrocínio do Banco do Nordeste, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Imprensa da TV Pelourinho – Doris Pinheiro pelo telefone (71) 98896-5016.

 

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026