Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Música, cortejo artístico e pré-Carnaval movimentam Salvador até domingo (16)

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) está apoiando uma programação intensa e vibrante para este verão de 2025, oferecendo ao público de Salvador uma diversidade de atrações culturais. Nesta semana, a cidade recebe muita música, arte e festas populares, tudo isso com o intuito de promover a rica cultura baiana e as várias expressões artísticas que transformam a alta estação da capital. O pontapé foi dado na noite de quarta-feira (12), com o Batekoo de Verão 2025, na Casa Amarela, no Largo do Pelourinho.

 

Nesta quinta-feira (13), acontece a apresentação do Grupo Ofá com o show Encanto das Águas, no Pátio Viração, um charmoso espaço à beira-mar no Rio Vermelho, das 19h às 23h. Com organização de Ana Paula Prado, o evento terá a participação de artistas baianos renomados, como Middah Borges, com um público estimado de 500 pessoas.

 

No mesmo dia, acontece o cortejo artístico e cultural O Museu É A Rua, realizado pelo grupo A Pombagem, nas ruas do Pelourinho. A ação começa às 18h, tendo como ponto de partida o Sesc Senac Pelourinho.

 

No domingo (16), é a vez do tradicional Bloco da Praça com a comemoração dos 40 anos de Axé. O cortejo de pré-Carnaval, que terá concentração às 15h, na Praça Castro Alves, promete animar o público com uma homenagem ao ritmo que transformou o Carnaval e levou a Bahia para o mundo. A festa seguirá com o Baile de Carnaval à Fantasia, a partir das 19h, na Praça dos Arcos, localizada na Ladeira da Conceição da Praia. Os ingressos são vendidos no site https://shotgun.live/pt-br/events/carnaval-2025-do-bloco-da-praca-axe-40-anos.

 

Lusoteropolitana – Até o domingo (16), os espaços Sesc Pelourinho, Sesi Rio Vermelho, Casa Improviso Salvador e o Cultural Alagados, recebem entre os dias 10 e 16, a quarta edição do Festival Lusoteropolitana. A proposta principal do evento é o encontro entre artes e artistas de países lusófonos com atividades de difusão, intercâmbio e formação.

 

Serão 24 atrações, locais, nacionais e internacionais, que incluem apresentações de teatro e dança, shows musicais, performances, mesas literárias, contações de histórias, lives e oficinas. A programação completa pode ser conferida na página @lusoteropolitana no Instagram.

 

“A Fundação Gregório de Mattos, tanto através dos resultados dos editais do ano passado, quanto dos nossos apoios e parcerias institucionais e dos nossos eventos de programação no nosso espaço, está com uma intensa programação de verão atendendo um público em sua diversidade de estilos nas suas atrações. Então, pra gente é um momento de muita alegria celebrar o verão, né? Com tanta intensidade, com uma programação tão rica e diversa como essa que a gente está apoiando e também executando e operacionalizando”, declara o gerente de promoção cultural da FGM, George Vladimir.

Foto: André Fofano/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar