Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Natura Ekos Castanha: lançamentos combinam inovação e regeneração da floresta amazônica

A Natura, líder em beleza e cuidados pessoais no Brasil*, acaba de ampliar o portfólio de Natura Ekos Castanha. Com três lançamentos que expressam o potencial da bioinovação brasileira, a marca lança o Ekos Monodose, o primeiro sabonete de dose única e 100% livre de plástico. Além das versões renovadas do tradicional Óleo Trifásico Desodorante Corporal, formulado com óleo bruto de castanha, rico em ômegas 6 e 9, que ajudam a combater os sinais de ressecamento, além de hidratar e nutrir profundamente a pele, e o Sabonete em Óleo Corporal, também rico em ômegas 6 e 9, permite deixar a pele aveludada e sem deixar residual oleoso. Muito além de fórmulas de alta performance, a linha de autocuidado representa um modelo de negócio baseado na regeneração da floresta e na valorização de conhecimentos tradicionais da Amazônia.

A grande protagonista da linha Natura Ekos Castanha é a castanheira, considerada a rainha da floresta. Suas amêndoas são coletadas através de práticas regenerativas, que priorizam o manejo sustentável da biodiversidade. A extração sustentável é realizada para causar o mínimo impacto ambiental, garantindo que a árvore da castanha e outras espécies continuem a prosperar. Ao mesmo tempo que essa prática contribui para a conservação das castanheiras na vegetação nativa, a coleta e comercialização dos produtos extraídos oferecem uma alternativa econômica de longo prazo para as comunidades locais.

Regeneração como estratégia e prática

A castanheira é fornecedora de uma das principais fontes de proteína das comunidades amazônicas, gerando sustento para animais e para a população. A partir de práticas tradicionais e sustentáveis para extrair o óleo de castanha, a estratégia de regeneração da Natura impacta uma rede de 2.047 famílias agroextrativistas, em cinco municípios da Amazônia brasileira.

A cadeia da castanha é uma das mais emblemáticas da Natura. Há mais de duas décadas, quando a Natura lançou a linha de Ekos da icônica fragrância, a marca vem trabalhando lado a lado com comunidades da floresta para garantir fornecimento com qualidade, respeito aos ciclos naturais e geração de renda digna. Mais do que preservar o meio ambiente, a cadeia regenerativa da castanheira também contempla aspectos sociais fundamentais, como saúde e segurança no trabalho, dignidade e bem-estar das populações envolvidas.

“Para garantir que as cadeias da sociobiodiversidade sejam regenerativas, a Natura mantém  um programa de capacitações periódicas, em parceria com as comunidades fornecedoras, onde temas como, boas práticas de produção, saúde e segurança no trabalho e gestão organizacional são abordados e quando necessários aprofundados. Essa e outras ações como transferência de tecnologia, intercâmbio de experiências, apoio à transição energética, e inclusão digital, têm o intuito de contribuir para o fortalecimento das cadeias produtivas no âmbito social e ambiental”, afirma Carolina Domenico, Gerente de Relacionamento e Abastecimento da Sociobiodiversidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

vacina covid
Vacina brasileira contra covid entra na fase final de estudos
País publicou primeiro artigo científico sobre testes de segurança O Brasil está prestes a ter uma vacina...
unnamed (1)
Revelado pelo Coritiba, Guilherme Biro completa 5 anos de estreia profissional: “Sonho realizado”
No último sábado (4), uma data marcante na carreira de Guilherme Biro completou 5 anos. Então uma jovem...
WhatsApp Image 2025-10-08 at 07.51
Salvador inicia implantação de tecnologia inovadora de controle do Aedes aegypti nesta quinta-feira (9)
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ),...
Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 21 milhões
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília As seis dezenas do concurso 2.925 da Mega-Sena...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!