Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

“Nossa missão está sendo cumprida”, avalia governador durante abertura do Encontro Estudantil da Rede Estadual

Nesta terça-feira (17), na Arena Fonte Nova, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues acompanhou a abertura do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação de 2024, evento que discute temas relevantes para a educação no estado. Esta edição tem o tema “Arte, ciência e democracia: caminhos para a sustentabilidade”.
Jerônimo Rodrigues destacou a importância da educação como um pilar para o desenvolvimento social e econômico, ressaltando o investimento que tem sido feito na melhoria da infraestrutura escolar e na valorização dos professores.
“Muito feliz porque, na verdade, é o momento de fechar o ano. Aqui, a gente consegue fazer um bom balanço daquilo que foi nosso ano letivo. Eu quero compartilhar com cada professor, com cada coordenador pedagógico, os estudantes, tudo isso dá a gente um poder, o conforto de que nossa missão está sendo cumprida e essa é uma construção que é para agora, para o presente”, afirmou o governador.
“O encontro é para a gente apresentar tudo de potente que a Rede Estadual da Educação vem produzindo e que produziu ao longo de 2024. Os estudantes apresentando ciência, inovação, cultura, arte, colhendo os frutos de todo o investimento da revolução que a gente está fazendo na infraestrutura, mas, sobretudo, na formação de profissionais da educação”, destacou a secretária da Educação, Rowenna Brito.
Atividades e programação
Até quinta-feira (19), aproximadamente 7 mil jovens, professores e gestores dos 27 territórios de identidade do estado estarão reunidos para debater temas relacionados à educação, cidadania e futuro profissional. A intenção é incentivar a participação ativa dos estudantes em questões sociais e educacionais, além de promover o intercâmbio de ideias e experiências.
Kaylane Costa, que estuda no Colégio Estadual Clarice Santiago Santos, no bairro do Arenoso, em Salvador, mostra animação para participar do encontro. “É muito importante que a gente valorize a nossa cultura, melhore a nossa autoestima, nos ajudando a ter uma vida profissional. Para mim, é muito importante porque estou deixando minha família orgulhosa, me sentindo muito feliz”.
Estão previstas palestras, workshops, e mesas-redondas, além de apresentações dos projetos artísticos e culturais realizados pela Secretaria da Educação (SEC), como o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), TAL (Tempo de Artes Literárias), Dança Estudantil (Dance), Encontro de Corais Estudantis (Encante), Festival de Teatro Estudantil (Feste), Artes Visuais Estudantis (Ave), Produção de Vídeos Estudantis (Prove) e Educação Patrimonial e Artística (Epa). Também fazem parte da grade, premiações. A expectativa é que os participantes saiam do evento com novas perspectivas sobre o papel da educação em suas vidas e a importância do engajamento nas questões políticas e sociais.
A entrada é gratuita. A programação completa pode ser acessada no Portal da Educação, através do endereço www.educacao.ba.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (1)
Cetrel oferece soluções em valorização agronômica de resíduos como diferencial sustentável para o setor de papel e celulose
A Cetrel, empresa com sólida atuação em soluções ambientais para a indústria e integrante do Grupo Solví...
travessia
Travessia Salvador–Morro de São Paulo registra bom fluxo de passageiros neste domingo
A travessia marítima por catamarã entre Salvador e Morro de São Paulo apresenta bom movimento de embarque...
image
Carol Xavier, de Sussuarana, é eleita Deusa do Ébano 2026
Vencedora dedica a conquista à sua comunidade e reforça que a mulher preta precisa se permitir sonhar...
2026-01-17t171633z_1762092592_rc203jaqn1b9_rtrmadp_3_eu-mercosur-paraguay
Mercosul está aberto a acordos com outros blocos e países, diz Peña
Presidente paraguaio destacou negociações com os Emirados Árabes Após assinarem, neste sábado (17), um...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar