Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Novas turmas do projeto 60+ Tech iniciam atividades em Itapuã e no Uruguai

Teve início nesta semana mais uma etapa do projeto 60+ Tech, iniciativa voltada à inclusão digital de pessoas idosas. As aulas ocorrem nos bairros de Itapuã e Uruguai, em Salvador, e são destinadas exclusivamente a moradores com 60 anos ou mais. A ação, cujas inscrições já foram encerradas, é uma parceria entre o Parque Social e a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

 

Com duração de três meses, as aulas são gratuitas e realizadas às segundas e quartas-feiras, das 10h às 12h e das 13h às 15h. O conteúdo é voltado para o uso prático do celular, com foco em redes sociais, aplicativos e navegação na internet. A ação já passou por outros bairros, como Paripe, São Cristóvão e Engenho Velho da Federação.

 

Segundo a coordenadora do projeto, Gabrielle Souza, a iniciativa surgiu a partir da escuta das demandas do público atendido em outras ações sociais voltadas à população idosa. “O projeto foi pensado a partir de uma necessidade que identificamos no nosso público idoso do Convivendo & Aprendendo, que atua em comunidades de Salvador. Durante uma pesquisa sobre letramento digital com esses beneficiários, percebemos a urgência de um projeto voltado especificamente para essa temática”, afirmou.

 

“A demanda mais básica deles é, por exemplo, aprender a configurar o celular — hoje mesmo estamos com uma aula sobre configuração básica. Eles querem entender o que é um botão digital, o que é um botão físico, como acessar redes sociais, como o WhatsApp. As principais necessidades são relacionadas à comunicação com amigos e familiares”, acrescentou.

 

As turmas são organizadas em módulos, que buscam familiarizar os alunos com o ambiente digital, com foco no uso do smartphone. “Vivemos em um admirável mundo digital, e esse mundo é cada vez mais acessado por meio dos smartphones. Dividimos o conteúdo em quatro módulos, onde introduzimos esse universo digital tendo o smartphone como base. O projeto disponibiliza aparelhos em sala de aula, então o idoso pode vir tranquilamente, pois vai aprender tudo utilizando o celular cedido pelo projeto, do ponto de vista pedagógico. Mas o ideal é que ele aprenda no próprio aparelho, porque é com ele que vai lidar no dia a dia”, explicou o professor Alan Silva.

 

O educador completa que os conteúdos abordam não apenas o uso de aplicativos do cotidiano, mas também aspectos de segurança digital. “Aqui, ensinamos o que são os aplicativos, mostramos como usar ferramentas como o INSS Digital e o gov.br, e damos dicas de cibersegurança, mostrando como se proteger de golpes — infelizmente, esse público é um dos mais visados. Também ensinamos a fazer videochamadas, ligações de voz, compartilhar vídeos e outras funções. A ideia é que eles saibam se proteger, mas também aproveitem o celular para o lazer”, concluiu Silva.

 

Moradora do bairro de Itapuã, a aposentada Nice do Valle, de 68 anos, é uma das alunas da nova turma. Para ela, a capacitação representa uma oportunidade de integrar sua atividade profissional ao ambiente digital. “Essa aula é muito importante pra mim porque sou artesã, e meu trabalho é focado nas redes sociais, na divulgação dos meus produtos. Então, isso vem para somar e facilitar minha vida. Por enquanto, estou aprendendo o básico, mas pretendo aprender muito mais daqui pra frente”, contou.

 

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jader
Mais de 12 mil favelas passam a ter CEP
Medida vai beneficiar 16,3 milhões de pessoasO governo federal antecipa em mais de um ano a implementação...
trabalho infantil
MEC publica cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil
Publicação incentiva formação continuada de professores no tema A cartilha Enfrentamento ao Trabalho...
pesca
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
Medida vigora desde 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2026 Está em vigor, desde 1º de outubro,...
Vini
Incêndio atinge casa do atacante Vinícius Jr. em Madri
A residência do atacante Vinícius Jr., localizada em La Moraleja, área nobre de Alcobendas, nos arredores...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!