Celebrando o Mês da Consciência Negra, “O Vila Ocupa o MAB” (projeto que integra as ações do programa de ocupação artística “O Vila Ocupa a Cidade”), do Teatro Vila Velha, apresenta no Museu de Arte da Bahia o recital poético e musical da escritora luso-santomense Olinda Beja, acompanhada do seu conterrâneo, o músico e compositor Filipe Santo. Através de sua literatura, a artista se reconecta com as suas origens ancestrais africanas, retratando, principalmente, a cultura e a vida do povo de São Tomé e Príncipe. Um trabalho que também se nutre no diálogo intercontinental entre África e Portugal. Dia 03/12, às 19h. Entrada gratuita.
Olinda Beja é uma escritora lusófona. Nasceu em São Tomé e Príncipe, na cidade de Guadalupe, e migrou ainda menina para Portugal, onde iniciou seus estudos. Atualmente, divide-se entre os dois países e tem poemas e contos traduzidos para espanhol, francês, inglês, mandarim, árabe e esperanto.
Olinda Beja tem trabalhos publicados na Alemanha (Universidade de Frankfurt e Universidade de Berlim) sobre a língua materna de S. Tomé, bem como poemas dispersos em revistas nacionais e estrangeiras, em livros didáticos dos Ministérios Português e Francês da Educação e em diversas Antologias.
As suas obras têm servido a teses de doutoramento a professores como Luciano Caetano da Rosa (Alemanha); Sandra Campos (Inglaterra); Annie Mendzy Anda (Libreville-Gabão); Amarino Queiroz (Brasil), Zuleide Duarte (Brasil) entre muitos outros. É membro da UNEAS (União Nacional de Escritores e Artistas de S. Tomé e Príncipe).
Filipe Santo nasceu em Madalena, na ilha de São Tomé. Suas canções retratam temas de suas tradições e do cotidiano do povo de São Tomé e Príncipe. Músico acompanhante da poeta Olinda Beja, lançou o seu primeiro álbum-solo, Musa, em 2002. Em 2015, lança o segundo álbum, Lagaia, que contou com a participação de vários nomes da música africana e lhe tornou vencedor da segunda edição do STP Music Awards (2016).
SERVIÇO:
O quê: Recital poético e musical com a poeta Olinda Beja e o músico Filipe Santo
Onde: Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória, Salvador)
Quando: Dia 3 de dezembro (terça-feira)
Horário: 19h
Entrada gratuita
Classificação livre