Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Obras de melhoramento e recuperação são iniciadas na BA-526, em Salvador

Importante ligação para quem vêm da BR-324 com destino ao Porto de Aratu, a BA-526 já está passando por serviços de melhoramento e recuperação no trecho saindo da Rótula do CIA, no acesso à Mapele, em direção ao entroncamento da BA-528, na Vila Naval da Barragem, no bairro de Paripe, em Salvador. As ações em 5 km de extensão estão sendo realizadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), por meio do programa Bahia em Movimento, e têm o investimento de R$ 2,6 milhões. Iniciada na última terça-feira (05), a previsão de conclusão da obra é no mês de novembro.
O trecho da BA-526 onde está sendo executado o serviço de requalificação estava sob a responsabilidade da Concessionária Via Bahia. Com o fim do contrato de concessão no último mês de maio, a rodovia voltou a estar a cargo da Seinfra. Em inspeções no local, a equipe técnica do órgão identificou diversos problemas, como desgaste acentuado do pavimento, presença de buracos, sistema de drenagem obstruído e ausência de manutenção regular, que são fatores que impactam diretamente na trafegabilidade e segurança dos usuários. Para dar condições de trafegabilidade, o trabalho de conservação foi feito no período do final de maio até a primeira quinzena de julho. Agora, começará os trabalhos com o melhoramento e a recuperação da via.
BA-528 (Estrada do Derba)
Na BA-528, na ligação da Base Naval de Aratu com o entroncamento da BA-526, que também estava sob a responsabilidade da Concessionária Via Bahia, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia vem realizando a manutenção rotineira desde maio. No início deste mês de agosto, os reparos profundos foram feitos na região do Moinho. Em outro ponto da BA-528, entre os entroncamentos da BR-324 e da BA-526, que já pertencia à malha rodoviária da Seinfra, a conservação rotineira é realizada pela equipe técnica do órgão.

Veja também

conexão criativa ssa_ascom secult 2
Empresas criativas de Salvador ampliam negócios em eventos nacionais e internacionais
Empresas de Salvador dos setores de música e audiovisual vêm ampliando sua participação em mercados estratégicos...
WhatsApp Image 2026-10-24 at 09.17
SSP inicia a Operação Eleições no 2° Turno com ativação do CICC neste sábado
Trinta e uma instituições municipais, estaduais e federais, além de concessionárias de serviços trabalham...
BRT-operacao-em-Salvador_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-2
Linhas da Estação Mussurunga e Terminal Águas Claras passarão a aceitar pagamento via QR Code a partir de segunda-feira (26)
Quem utiliza as linhas de ônibus da Estação Mussurunga e do Terminal Águas Claras poderá contar, a partir...
Secult_Cobertura_atividades_cidade_saber_nova modalidade_danca_acrobatica_foto_Juliano Sarraf_21_10_26 (19)
Cidade do Saber amplia atividades com estreia da modalidade dança acrobática
Com aulas em 20 modalidades nas áreas de arte e cultura, literatura, audiovisual e esporte, a Cidade...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos