Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Oficinas culturais beneficiam aposentados e pensionistas do ISSM

Mais qualidade de vida para os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Camaçari. É o que vai proporcionar as oficinas artísticas promovidas Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM), através da parceria com a Secretaria da Cultura (Secult). Ao todo, serão 60 beneficiados, com aulas gratuitas de teatro e dança.

Nesta segunda-feira (17/6), os pré-inscritos, selecionados para as atividades, puderam efetivar as matrículas durante evento realizado no Teatro Alberto Martins (TAM), localizado na Rua Eixo Urbano Central, no Centro. Na oportunidade, o vice-prefeito José Tude falou sobre a importância da iniciativa. “Me deixa emocionado e feliz, pois significa que a arte e a cultura serão levadas adiante e beneficiarão pessoas da terceira idade, um público que considero muito especial”, afirmou.

Doranei Dantas, diretora de Previdência do ISSM e coordenadora do Grupo de Convivência Amizade e Paz – formado por aposentados e pensionistas do instituto –, ressaltou que a parceria estabelecida com a Secult tem proporcionado a promoção de atividades para este público. “É uma parceria contínua, através da qual já havíamos realizado outras oficinas anteriormente. Então, retomar esta ação era de grande expectativa, pois as atividades são essenciais para fomentar a interação, além de melhorar aspectos como memória e movimentação do corpo”, destacou.

O coordenador de Cursos da Secult, Ricardo Nascimento, também enfatizou os benefícios proporcionados pelas oficinas. “Busca valorizar o público da terceira idade e mantê-los ativos, estimulando habilidades cognitivas e psicossociais, além de garantir o direito à cultura, previsto na Constituição Federal”, disse.

Durante o evento, foi realizada apresentação artística dos alunos de dança contemporânea do curso desenvolvido no TAM, comandados pela professora Ana Paula Souza, que também ministrará a oficina para os aposentados e pensionistas.

O arte-educador Michael Oliveira, que conduzirá as aulas de teatro, também realizou performance, além de falar sobre o funcionamento da atividade. “Vamos expandir a ideia de teatro como uma coisa pré-formulada, preso ao palco e ao texto. Iremos construir juntos, a partir das referências que cada um trará”, afirmou o professor, que também orientou os futuros alunos sobre a importância da assiduidade, dentre outros aspectos.

Um dos aposentados e pensionistas beneficiados pela iniciativa é Elza Santana, 76 anos, que ingressará na oficina de dança. “Já fiz dança no passado, então vou poder retomar a prática, que é tão importante para mexer com o corpo, levantar o astral, e fazer com que a gente se sinta capaz”, disse a moradora do bairro Natal.

As aulas terão início no dia 3 de julho e seguirão até o mês de setembro, sempre às quartas-feiras, sendo a turma de teatro, no turno matutino, e as de dança, no vespertino.

Foto: Josué Silva

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar