Salvador, 3 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Ônibus com estudantes cai em ribanceira e deixa sete mortos no RS

Um ônibus com estudantes e professores do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) caiu na manhã desta sexta-feira (4) em uma ribanceira, na altura do município de Imigrante (RS), no Vale do Taquari. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente resultou em sete mortes. As vítimas ainda não foram identificadas.

O veículo transportava 35 pessoas no total, 31 alunos, 3 professores e o motorista terceirizado. O grupo faria uma visita técnica ao cactário Horst, no município onde ocorreu o acidente.

Além dos bombeiros, participam do resgate a Brigada Militar, o Instituto Geral de Perícias (IGP) e voluntários.

Hospitais

O Hospital Ouro Branco, no município vizinho de Teutônia, a 20 quilômetros de Imigrante, informou que recebeu 18 pacientes que estavam no ônibus, sendo 16 mulheres e 2 homens, com idades entre 24 e 64 anos. Três pacientes receberam alta, mas seguem em leitos do hospital até que familiares cheguem.

Dois pacientes foram transferidos pra Lajeado, no Hospital Bruno Born, referência em neurocirurgia. A assessoria do hospital informou que a identidade das vítimas deve ser divulgada em breve pelo Ministério da Saúde.

Solidariedade

A UFSM disse, em nota, que enviou uma equipe ao local para acompanhar o resgate. As atividades acadêmicas e administrativas na instituição foram suspensas, com luto oficial de três dias.

A prefeitura de Santa Maria emitiu uma nota de pesar pelo acidente e disse se solidarizar com familiares, amigos e toda comunidade acadêmica. O comunicado diz que representantes da prefeitura vão ao campus da UFSM para “prestar apoio psicológico e receber as famílias que procuram informações sobre o acidente”.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, considerou o acidente uma “tragédia profunda”.

“Em nome do governo do estado, manifesto minha solidariedade às famílias das vítimas, aos colegas da UFSM e a todos que estão direta ou indiretamente afetados por esse triste episódio”, disse Leite nas redes sociais.

Ele informou que está em contato direto com as forças de segurança, resgate e equipes de saúde, e que o governo do estado está mobilizado para prestar o apoio que for necessário.

Agência Brasil

Veja também

flica2026
Escritoras internacionais debatem violência política, racismo e crises migratórias na FLICA 2026
A ruandesa Scholastique Mukasonga e a venezuelana María Elena Morán compartilham suas trajetórias na...
sem_titulo-3
Forças do Ceará intervêm para garantir água após ameaça de facção
Comerciantes teriam sido ameaçados por integrantes do Comando Vermelho As forças de segurança do Ceará...
pzzb3511
Novas regras de atendimento ao consumidor começam a valer hoje
Novo decreto do SAC exige contato direto por telefone e outros canais A partir desta segunda-feira (2),...
jornalistas
ONU ressalta importância de proteger jornalistas e acesso à informação
Guterrez: jornalistas pagam preço exorbitante por dizer a verdade “Em todo o mundo, jornalistas...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos