Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Operação Chuva: Força-tarefa alinha ações para os próximos dias em Camaçari

Diante das fortes chuvas que persistem em Camaçari desde o final de semana, devido a uma frente fria que avançou sobre a Região Metropolitana de Salvador, o governo municipal fez uma reunião para definir as ações da Operação Chuva nos próximos dias. O encontro desta segunda-feira (5), conduzido pelo prefeito Luiz Caetano, reuniu seis secretarias e a Defesa Civil para alinhar o atendimento à população e às ocorrências na sede e orla do município.

“Nós criamos uma força-tarefa e montamos a Operação Chuva, e essa equipe tem trabalhado esse final de semana todo. Estamos muito preocupados, porque a previsão é de que tenha mais chuva, então nós fizemos aqui hoje toda uma avaliação, um levantamento dos pontos positivos e negativos. Nós queremos dizer à população que qualquer problema que tenha na sua rua, no seu bairro, na sua casa, ligue para a Defesa Civil que o plantão é de 24 horas”, destacou o prefeito.

Juntas, as Secretarias da Infraestrutura (Seinfra), de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), de Serviços Públicos (Sesp), de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), de Governo (Segov) e de Relações Institucionais (Serin) propuseram trabalhos imediatos em parceria com a Defesa Civil para solucionar os problemas provocados pelas chuvas.

De sexta-feira (2) a domingo (4) foram registradas 120 ocorrências em Camaçari, entre alagamentos, deslizamentos, queda de árvore, riscos de desabamento, obstruções de vias e solicitações de vistoria técnica, sendo 60 na sexta-feira, 33 no sábado (3) e 27 no domingo. Entre as localidades mais afetadas estão Monte Gordo, Lama Preta, Canto dos Pássaros, Barra de Jacuípe, Nova Vitória e Arembepe, que concentraram o maior número de chamados.

O coordenador da Defesa de Civil, Almir Reis, destacou que o volume de chuva acumulado somente na última sexta-feira, 120 milímetros, foi quatro vezes maior do que o esperado para o dia.

“Temos previsão de chuva até sexta-feira. Na quinta ela aumenta um pouco e na sexta há 95% de chance de muita chuva, com previsão de 80 a 100 milímetros. Hoje nos reunimos com outras secretarias para gente estruturar a Operação Chuva, por conta da intensidade de chuva que está prevista até sexta-feira. Então, nós dobramos a equipe e o plantão está sendo 24 horas, com o operacional, brigadistas e o call center. Até o último dia da previsão de chuva a gente vai trabalhar incansavelmente”, pontuou o coordenador.

À comunidade, o órgão deixa uma orientação para evitar contato com fios de alta tensão e cabos de energia que, porventura, tenham caído, e não ficar debaixo de árvores. Para registro de ocorrência ou pedido de ajuda, a população pode continuar acionando a Defesa Civil pelo número 199, (71) 3622-7799 e (71) 99981-0253 (WhatsApp).

O comitê também já está pensando no período pós-chuva, com a atuação ainda mais intensiva na limpeza de canais e rios, e manutenção das encostas.

Foto: Juliano Sarraf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (1)
Após acesso à Série B e artilharia, Rodolfo encerra seu vínculo com o São Bernado: “Motivado para alcançar novos objetivos”
Fundamental para o acesso do São Bernardo à Série B, o atacante Rodolfo não continuará no Tigre na temporada...
unnamed
Contratado em definitivo, goleiro Igo Gabriel pretende fazer história no Figueirense: “Muito feliz”
Edson Bastos, Andrey, Gatito Fernández, Alex Muralha, Tiago Volpi, Wilson. Há muitos anos a camisa um...
fÓRMULA 1
FIA aprova regulamentos da Fórmula 1 para 2026 e define ajustes no formato esportivo
A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) encerrou, nesta quarta-feira (10), a última reunião...
trofeo-copa-america-conmebol-9807
Conmebol define transmissões de Libertadores, Sul-Americana e Recopa para o ciclo 2027–2030
A Conmebol confirmou, nesta quarta-feira (10), quais grupos de mídia estarão responsáveis pela transmissão...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar