Salvador, 10 de novembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Operação Dia dos Namorados da Codecon segue até esta quarta (12)

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), segue com a Operação do Dia dos Namorados em Salvador até esta quarta-feira (12). Até o momento, já foram vistoriados 64 estabelecimentos, sendo quatro deles notificados por irregularidades como ausências de informação de validade, ausência de informação de preço, falta de higiene e inadequação da lixeira.
O objetivo da ação é fiscalizar as condições de ofertas e identificar práticas abusivas de hotéis, lojas, floriculturas, sex shops, dentre outros estabelecimentos de diversos bairros de Salvador nos segmentos mais procurados neste período.
Os agentes realizam um trabalho preventivo, verificando a presença do Código de Defesa do Consumidor (CDC), dos avisos sobre álcool para crianças, tabela de preços, informações sobre formas de pagamento aceitas, presença de gerador e extintor, alvarás, validade dos produtos, cumprimento de ofertas, condições higiênicas do local e dos alimentos armazenados, além de outros aspectos conforme as normas do CDC.
A diretora-geral da Codecon, Talita Vilarinho, explica que se a irregularidade encontrada for a primeira ocorrência e a infração considerada leve, o estabelecimento é notificado e tem o prazo de dez dias para fazer a regularização. Se o problema persistir ou a infração for recorrente ou grave, o estabelecimento é autuado e, posteriormente, uma multa é aplicada, podendo variar de R$900 a R$9 milhões.
A gestora também destaca a importância da população para o trabalho da Codecon e dá algumas orientações para os compradores. “Os consumidores atuam como fiscais dos seus próprios direitos. Recomendamos sempre verificar a política de troca da loja antes de comprar, certificando-se sobre os prazos e condições de trocas e devoluções, e comparar preços em diferentes lojas, pois assim o consumidor consegue encontrar a melhor oferta”, aconselha.
Denúncia – O consumidor que identificar uma prática abusiva pode acionar a Codecon através do site codecon.salvador.ba.gov.br, do Fala Salvador 156, do aplicativo Codecon Mobile ou comparecer presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, à sede do órgão, na Rua Chile, 3, Centro.

Fotos: Otávio Santos/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

COP30
COP30: confira o significado dos termos sobre clima e negociação
Debates em Belém acontecem até o dia 21 de novembro O inglês é a língua oficial na 30ª Conferência das...
acidente-nome
Carro cai de viaduto no Rodoanel e quatro pessoas morrem em São Paulo
Uma passageira sobreviveu Quatro pessoas entre 21 e 25 anos morreram na noite desse domingo (9) quando...
image
Campanha Papai Noel dos Correios é lançada no Shopping Bela Vista com a apresentação de Coral
A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente em um dos pontos de entrega participantes da...
C55B856C-D31A-4F89-9076-2A247EB466D5
Professora da SEC acerta tema da Redação do Enem e coloca estudantes baianos em vantagem
O tema da redação do Enem deste ano foi antecipado pela professora Cristiane Tosta, que atua como Formadora...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!