Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Operação Plantio Chuva instala novas mudas na Graça e Avenida 29 de Março

A Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) segue com as ações de plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica em Salvador, dentro da Operação Plantio Chuva. Na manhã desta segunda-feira (13), a Avenida 29 de Março recebeu 15 novas mudas de sibipirunas, ipês e paus-ferros. A iniciativa partiu da solicitação de moradores de Cajazeiras, com o objetivo de trazer mais verde para a localidade.
O secretário da Secis, Ivan Euler, afirma que essa ação é uma colaboração importante da gestão municipal com a população. “Estamos aqui dando continuidade à ação que iniciamos há umas duas semanas, chamando a população para chegar junto. Hoje, aqui em Cajazeiras, plantamos 15 mudas a pedido de um morador local que indicou, e ele também vai ser um dos responsáveis por cuidar, identificando qualquer problema com as mudas. Essa colaboração é fundamental”, diz o gestor.
O engenheiro mecatrônico Gabriel Cardoso, de 26 anos, é morador do bairro e foi quem teve a ideia de entrar em contato com a Secis. “Eu sempre ficava de olho nas áreas verdes aqui do bairro, só com grama, e tinha vontade de ter esse plantio. Quando vi a publicação nas redes da Secis, fiz a solicitação. Fiquei surpreso e muito feliz que tive o pedido respondido. Acho importante que os moradores participem deste plantio, que vão conviver com essas árvores, com as mudas, acaba trazendo maior cuidado”.
Ele estava presente no plantio com os pais, Rosalia e Roberto Sotero dos Santos. O pai de Gabriel, engenheiro de produção mecânica, conta que o filho sempre teve um cuidado com o meio ambiente. “Ele cuida das plantas em casa, nos transformou em recicladores, separando material que entregamos para uma cooperativa. Sempre falei que essa área daqui podia ter uma horta comunitária, mas o plantio veio para beneficiar. E foi uma surpresa para nós. Com certeza, vai embelezar muito o local”, avalia.
Graça – Na última sexta-feira (10), a Rua Humberto de Campos, na Graça, foi palco para o plantio de mudas de ipês roxo e amarelo, também após solicitação de moradores. Um deles foi o fiscal federal aposentado Humberto Neto, que reside na localidade há 23 anos. “Através do contato, conseguimos o pedido. Tem uma série de benefícios. A arborização fundamental em qualquer cidade, porque traz um ambiente de baixa temperatura, retorno dos pássaros, e a acústica também melhora, abranda com a arborização”, aponta.
O aposentado e vizinho Lourenço Mueller conta que o plantio é uma forma de integrar a rua a outras ações que acontecem em outras cidades do mundo, que estão reflorestando com espécies apropriadas. “A ideia é que essa rua se transforme em uma rua de bicicleta, numa rua verde, como modelo para o resto da cidade”, declara.
Proprietário de um restaurante na rua há 35 anos, o empresário João Telles não escondeu a alegria de ver a rua recebendo as novas mudas. “Agora estamos revigorando a rua, trazendo mais verde, deixando a rua mais alegre. Temos muito a agradecer à Prefeitura, que comprou a ideia e pôs em ação”, destaca.
Pedidos – Aqueles que quiserem solicitar plantio ou indicar área podem fazê-lo através do email plantio@salvador.ba.gov.br, enviando uma mensagem de WhatsApp para o número (71) 99676-7934, das 8h às 17h, ou via 156, número da ouvidoria da prefeitura. É necessário informar o nome completo, e-mail e telefone para contato, além de endereço com CEP.
Após a solicitação, o cidadão será convidado para participar do plantio com a equipe da Secis, que fará a reserva da muda escolhida. Uma vez por semana, serão realizados os plantios.

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS e Ascom/Secis PMS

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026