Salvador, 26 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Passeio ciclístico marca funcionamento do bicicletário de Itapuã

 

Nem mesmo a chuva atrapalhou o grupo de 400 pessoas que participou de um Bike Tour em homenagem ao Dia Nacional do Ciclista, celebrado na última segunda-feira (19). Os participantes saíram do Bicicletário Itapuã, na Rua Aristídes Milton, até Praia de Piatã, numa atividade que também marcou o início do funcionamento da estrutura para a população da cidade.

 

O bicicletário oferta diversos serviços como estacionamento, aluguel de bikes, mecânica básica, aulas (mentoria) e passeios guiados. O espaço abre todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados, das 7h às 19h.

 

Um dos participantes do passeio, o cozinheiro Edmilson Nery Nascimento, 58 anos, conta que faz uso de bicicletas diariamente para se deslocar. “Muito bom esse bicicletário, uma estrutura bem projetada e que nos oferta facilidade e muitos serviços. Tem até bike para poder passear com a criança. Ficou muito massa”, comentou.

 

A atividade ciclística em grupo chamou atenção da babá Jéssica Santana, 27 anos, que fez questão de ir até o bicicletário para obter informações. Ao lado da amiga, a jovem alugou uma bicicleta. “A gente resolveu dar uma volta.  O cadastro foi rápido, pegamos as bikes e fomos passear”, disse.

 

Para os amantes do ciclismo, estruturas como os bicicletários existentes na Ribeira e em Itapuã são enormes facilitadores para a mobilidade urbana, além de incentivo à práticas esportivas e de lazer.

 

Líder do grupo de pedal “Amigos da Lulu” e monitora de bike, Luciana Brito afirma que o fluxo de ciclistas na capital baiana tem aumentado muito, assim como a busca por aulas para quem deseja aprender a andar de bicicleta.

 

“Ensino as pessoas a pedalarem, então eu vejo a movimentação. A tendência é que mais pessoas se insiram no mundo do ciclismo, porque é um mundo libertador”, frisou a ciclista, aproveitando a passagem do Dia Nacional do Ciclista para parabenizar os amantes do pedal.

 

De acordo com o Movimento Salvador Vai de Bike, há uma quantidade expressiva de pessoas que utilizam bicicletas para lazer e trabalho circulando na região de Itapuã, vindas de São Cristóvão, Stella Maris, Mussurunga e demais trechos de orla.

 

O presidente da Associação Parceiros da Alegria e coordenador do Bicicletário de Itapuã, Erivan Cruz, explica que a estrutura surgiu a partir de um estudo feito em 2021, após consultas a moradores da região.

 

“A maioria pediu que fosse feito um bicicletário com vagas de estacionamento, aluguel, até porque nem todo mundo tem bicicleta e alguns também não querem sair de casa com uma bike particular. Muitos preferem chegar aqui e ter a comodidade de alugá-las. Temos diversos modelos, tamanhos e opção de fazer o passeio com a família. Entendemos que existia uma demanda reprimida, ou seja, havia muita gente querendo isso. É a realização do desejo da comunidade”, explicou.

 

Funcionamento – O bicicletário funciona através de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), o Banco Itaú e a Associação Parceiros da Alegria, responsável pela administração do espaço.

 

Até o final deste mês, o serviço com 50 vagas de estacionamento seguirá gratuito para os usuários. A partir de setembro, o será cobrado R$ 4,90 por seis horas de duração, valor considerado simbólico se comparado com aqueles cobrados por estacionamentos privados da região.

 

Para alugar uma das bikes ou ter acesso a qualquer outro serviço, é necessário ter idade a partir dos 18 anos, realizar um cadastro e apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Informações podem ser adquiridas através do perfil @bicicletarioitapua, no Instagram.

Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Veja também

Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026