Salvador, 10 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Pelourinho recebe Festival LGBTQIAPN+ de Arte e Cultura com shows, oficinas e ações sociais

O Pelourinho será palco, neste sábado (17), de um festival que celebra a cultura LGBTQIAPN+ por meio da arte, da música e de ações sociais. A iniciativa integra a política da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) de valorização da diversidade e de ocupação dos largos do Centro Histórico com programações inclusivas e representativas. A data escolhida marca o Dia Internacional de Combate à LGBTQIAPNfobia, reforçando o caráter simbólico e político do evento.
Com programação gratuita e aberta ao público, o Festival LGBTQIAPN+ de Arte e Cultura vai ocupar os largos Pedro Archanjo, Quincas Berro D’Água e Tereza Batista, das 10h à meia-noite. Shows musicais, performances artísticas, oficinas, desfiles e ações sociais fazem parte da grade do evento, que tem como objetivo promover a visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+ e reconhecer sua contribuição para a cultura baiana.
Promovido pela SecultBA em parceria com a cantora Aila Menezes e a Central de Eventos, o festival espera reunir cerca de três mil pessoas ao longo do dia, entre moradores locais, turistas e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+.
Além das atrações culturais, o público poderá contar com ações de saúde e acolhimento, como distribuição de preservativos, realização de exames e a “Consulta do Nome” – iniciativa que oferece orientação jurídica e valorização da identidade de pessoas trans e travestis.
Entre os destaques da programação estão os shows de Maira Menezes, com o espetáculo Mai Diversa(Mente), e de Aila Menezes, que apresenta o Baile de Todas as Cores. O evento também contará com apresentações do coletivo Afrobapho, do grupo Samba Ohana e do DJ Pretin. O encerramento será com o Palco das Estrelas, um grande show em homenagem às pioneiras da cena drag baiana.
Para além do festival, o Pelourinho recebe, semanalmente, apresentações culturais apoiadas pela SecultBA que promovem a diversidade LGBTQIAPN+ e fortalecem o papel dos largos como espaços de convivência, arte e resistência. Nos próximos dias, por exemplo, os largos vão receber os shows de Lui (23/05), com o projeto “Paraíso do Lui”; Paulilo Paredão, DJ DMT e DJ Cris, com o “Baile do Vale” (24/05); Sambaiana, com o “Samba na Praça” (24/05); e DJ Prettin D’Kingo, com o projeto “Orgulho e Raízes” (25/05).
De acordo com o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, o festival vai além da celebração: “O Festival LGBTQIAPN+ reforça o compromisso do Governo do Estado com a diversidade, o respeito e a inclusão. A cultura é uma ferramenta poderosa de transformação social, e este festival é uma manifestação concreta do nosso apoio à luta por igualdade de direitos e contra qualquer forma de discriminação”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO – 17 DE MAIO DE 2025

Largo Pedro Archanjo

15h – Paulilo Paredão
Primeiro paredão LGBTQIAPN+ da Bahia, projeto periférico que mistura música, oficinas e arte urbana como ferramenta de resistência e inclusão.

16h – Samba Ohana
Grupo formado por mulheres negras e LGBTQIAPN+ que resgatam o samba de raiz com energia e representatividade.

17h – Show de Drags (Palco das Estrelas)
Espetáculo com performances de música, dança e comédia de drags como Mary Jane Beck, Valerie O’Hara, Becca Baroni, Duda Baronni, Tereza Skyper e Spadina Bank. Homenagem às pioneiras da cena drag baiana.

18h – Chocolate Batidão
Projeto musical dançante com estética vibrante e letras envolventes, trazendo hits como “Toca DJ” e performances energéticas.

Largo Quincas Berro D’Água

18h – Mai Diversa(Mente)
Cantora, compositora e bailarina, a artista une música, dança e teatro em um show cosmopolita com ritmos globais e raízes baianas.

19h – Evelyn e Coletivo Afrobapho
Performance artística e política de um coletivo que une arte, antirracismo e identidade LGBTQIA+ periférica com forte impacto visual e narrativo.

20h – DJ Pretin
DJ e produtor com carreira internacional, conhecido pela fusão de gêneros como afrobeats, brasilidades e indie em sets envolventes.

21h – Aila Menezes e o Baile de Todas as Cores
Encerrando a noite, Aila apresenta seu baile que celebra a diversidade com música, dança e presença cênica, reunindo convidados da cena LGBTQIAPN+ para um show de cor, som e orgulho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

09 12 2025 Escolas Municipais se apresentam no Palco Esperança Fotos Otávio Santos SECOM PMS (10)
Corais formados por alunos de escolas municipais encantam público do Natal Salvador 2025
Alunos das Escolas Municipais Doutor Eduardo Dotto (Praia Grande) e Professora Alexandrina Santos Pita...
Musical Hair - foto Pablo Pereira (5)
Musical “Hair” entra em cartaz no Teatro Martins Gonçalves
O musical Hair estreia no Teatro Martins Gonçalves no dia 13 com sessões às 16h e às 19h. Nos dias 14,...
unnamed (1)
Células-tronco no combate à dor: entenda como a medicina regenerativa está transformando tratamentos articulares
Avanço da medicina regenerativa amplia possibilidades terapêuticas e oferece alternativas seguras e minimamente...
WhatsApp Image 2025-12-06 at 10.19
Dados do TCE e expansão da rede estadual contrariam discurso de ACM Neto sobre regulação na Bahia
Dados oficiais da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e trechos de decisões do Tribunal de Contas do...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar