Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Permissionários aprovam serviços da Cotae no Salvador Digital

Os permissionários de táxis, mototáxis e transporte escolar já estão utilizando os serviços da Cotae, ligada à Secretaria de Mobilidade (Semob), que foram transferidos para o Salvador Digital. A medida, anunciada na última segunda-feira (29), tornou mais ágil o atendimento a diversos serviços que precisavam ser realizados pessoalmente e que, agora, são oferecidos de forma digital, através do site salvadordigital.salvador.ba.gov.br.
Dentre as opções estão a emissão de Certidão do Sistema de Táxi e Transportes Especiais, Declaração para isenção de IPI e ICMS, Inscrição de Condutor Auxiliar para Táxi e Escolar, Renovação de Cartão de Identificação do Autorizatário e Condutor Auxiliar para Táxi, Escolar e Mototáxi e Baixa do Condutor Auxiliar.
O taxista Josepe Fernando conseguiu emitir o cartão de identificação na plataforma. “Foi muito rápido e é bem fácil de usar. Acho que o novo sistema veio para agregar, só de não precisar se preocupar com xerox e ter que se deslocar até a sede. É uma excelente forma para adiantar o lado da gente”, contou.
Para o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, os serviços digitais irão facilitar a regularização por parte dos autorizatários. “Muitas vezes os profissionais precisavam vir de bairros muito distantes pois os serviços precisavam ser feitos presencialmente. Agora eles podem fazer no conforto da sua casa, ou enquanto aguardam entre um passageiro e outro, facilitando o processo de regularização”, destacou.
Além dos serviços que podem ser feitos totalmente on-line, os cidadãos ainda podem solicitar, através do Salvador Digital, Transferência (Táxi e Escolar), Ingresso (Escolar e Turismo), Emplacamento Particular (baixa do veículo no sistema), Substituição de Veículo, Inclusão de mais um veículo no Transporte Escolar e Inspeção de Veículo (vistoria).
Em caso de dúvidas os usuários podem entrar em contato com a Cotae através do telefone (71) 3202-9255, ou procurar atendimento presencial. Os demais serviços continuam sendo oferecidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Veja também

Joá SouzaGOVBA (1)
Desfile cívico-militar marca celebração dos 204 anos da Independência do Brasil em Salvador
Programação reúne representantes das forças de segurança, estudantes e representantes da sociedade civil...
Desfile de 7 de Setembro é realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Programação do Dia da Independência contou com desfile cívico-militar e blocos temáticos sobre soberania...
larissa-cruz-morata-foi-encontrada-morta-na-casa-em-que-morava-com-o-marido-o-policial-militar-vinicius-costa-silva-em-embu-das-artes-1788791461119_v2_1136x956
Policial militar é preso suspeito de feminicídio em Embu das Artes
Larissa Morata, mulher do PM, morreu com um tiro na cabeça A Polícia Civil cumpriu, na tarde desta segunda-feira...
corinthians_-_brasileirao_feminino
Brasileiro Feminino: Corinthians vai às semifinais e enfrenta o Bahia
Brabas superam Cruzeiro e mantém vivo sonho do oitavo título nacional O Corinthians, pela décima vez...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige