Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Pescadoras e marisqueiras participam de capacitação pelo projeto Elas à Frente da Pesca, em Salvador, Camamu e Sobradinho

Pescadoras e marisqueiras de Salvador, Camamu e Sobradinho estão sendo beneficiadas com oficinas, apoio técnico e capacitações voltadas ao empreendedorismo e questões como direito das mulheres. As atividades fazem parte do projeto Elas à Frente da Pesca, do Governo do Estado, que é executado pela Secretaria das Mulheres (SPM) e a Bahia Pesca, e tem dentre outros objetivos promover a autonomia e a inclusão socioprodutiva de 135 mulheres do setor pesqueiro e o enfrentamento à violência de gênero. O investimento é de R$ 600 mil.
Nesta semana, as atividades foram realizadas com 22 mulheres na Colônia de Pescadores Z-26; 23 no Centro de Beneficiamento de Pescado, localizado no Terminal Pesqueiro da Bahia Pesca, e 30 mulheres na Comunidade da Gamboa, em Salvador. Na próxima semana, estão programadas oficinas nas terça e quarta-feira (18 e 19), em Camamu, e nas terça-feira (18) e quinta-feira (20), na Comunidade de Tubarão, no bairro de Paripe, em Salvador, a partir das 9h.
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destacou que o projeto é uma das ações integradas promovidas pelo Governo do Estado. “Empoderar estas trabalhadoras e dar suporte para que aperfeiçoem o seu ofício é um dos compromissos do Governo do Estado. Essa parceria com a Bahia Pesca faz parte do Programa Especial Elas à Frente, por meio do qual a SPM soma com outros órgãos de governo para a execução de políticas públicas em todas as áreas”, afirmou.
Maria das Dores da Silva, pescadora de Sobradinho, disse que irá compartilhar os conhecimentos adquiridos com outras colegas de profissão. “Participar dessas oficinas do projeto Elas à Frente da Pesca é uma oportunidade para a nossa capacitação, para trazer mais conhecimento às companheiras e usufruir de todos os benefícios que a gente está tendo com o projeto. Deixo minha gratidão e queremos aprender mais, ter mais conhecimento e passar esse conhecimento à frente”, disse.
Rosália Araújo, presidente da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho (COOPES), acredita que o projeto contribui para promover a independência das mulheres da região. “Espero que nesses encontros a gente consiga ter mais empoderamento, conhecimento e que as mulheres de Sobradinho tenham mais direitos e mais vontade de fazer tudo o que desejam e sonham”, destacou.
A técnica da SPM, Jucélia Silva, acompanhou as atividades em Sobradinho e falou sobre a importância do projeto para as mulheres pescadoras. “O projeto Elas à Frente da Pesca fortalece e capacita as mulheres pescadoras, promovendo a igualdade de gênero e o desenvolvimento sustentável no setor pesqueiro da Bahia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar