Salvador, 21 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Petrobahia celebra marcos históricos na Base de Luís Eduardo Magalhães

A Petrobahia está celebrando o marco de 2069 dias sem acidentes com afastamento e mais de 1000 dias sem algum tipo de intercorrência no manuseio de combustível na Base de Luís Eduardo Magalhães (BALEM), localizada na cidade de mesmo nome na região Oeste da Bahia. O número significativo foi atingido neste mês de maio, reforçando o compromisso da empresa com a cultura de segurança operacional.

No caso da marca de 2069 dias sem acidentes com afastamento, diz respeito aos eventos que geraram a retirada dos profissionais da rotina de trabalho. “Está no nosso DNA a preocupação com a saúde dos colaboradores, dos motoristas que chegam até a base e também com a segurança da operação em si”, destaca o gerente de operações da empresa, Roberto Cardoso.

Com o intuito de aumentar a segurança das operações nas bases, recentemente, em janeiro deste ano, a Petrobahia implementou o checklist específico de caminhões, de entregas para os clientes consumidores finais. No procedimento de observações dos itens, se algo estiver fora de conformidade, não será realizado o carregamento do veículo. “O motorista também é responsável pela segurança da operação. Por isso, precisa seguir à risca todas as regras e cumprir todos os protocolos. O objetivo é transmitir essa cultura para além da empresa”, completa.

Em relação à marca de mais de 1000 dias sem intercorrência no manuseio de combustível, trata-se de situações que envolvem o derramamento de líquido no solo. No caso da Petrobahia, é considerado derramamento de combustível no solo quando a quantidade ultrapassa 1 litro. Esse número difere das outras empresas do ramo, que possuem 100 e 200 litros como valor padrão. “Desde 2012 adotamos esse modelo e isso nos orgulha muito, pois mostra a nossa prioridade com a saúde das pessoas, com o meio ambiente e também com a operação”, finaliza Roberto Cardoso.

Quem também celebra os números é a diretora de operações e suprimento da Petrobahia, Iara Schimmelpfeng. “No nosso DNA está a cultura de segurança e do cuidado com o colaborador e todo o processo de abastecimento e desabastecimento, que é muito delicado e exige extremo cuidado. Trata-se de aspectos inegociáveis e esses resultados expressivos chancelam a nossa maneira de trabalhar”.

Veja também

Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...
28_03_14_Aniv Salvador_foto Valter Pontes_AGECOM3
Salvador é 2ª colocada em sustentabilidade fiscal e 4ª no funcionamento da máquina pública em ranking nacional
A Prefeitura de Salvador obteve novo reconhecimento nacional na sexta edição do Ranking de Competitividade...
Salvador Digital_Secom_PMS
Salvador Digital amplia serviços e supera 2,8 milhões de atendimentos
O Salvador Digital, portal de serviços da Prefeitura, alcançou a marca de 2,8 milhões de atendimentos...
image
Doença de alta endemicidade na Bahia, hanseníase tem cura; diagnóstico precoce evita sequelas
Contágio ocorre por meio de gotículas de saliva e secreções de pessoas infectadas que ainda não iniciaram...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar