Salvador, 9 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Pipoca do MUDEI arrasta multidão no Circuito Osmar e emociona foliões no último dia de Carnaval

“Vamos começar nossa viagem pela memória afetiva do Carnaval.” Foi assim que Ricardo Chaves anunciou o início do desfile do MUDEIdeNOME, movimento musical formado por ele, Jonga Cunha, Ramon Cruz e Magary Lord, no último dia do Carnaval de 2025, um ano marcado pelos 40 anos da Axé Music. Os foliões que seguiram a PIPOCA DO MUDEI na tarde de ontem, no Circuito Osmar, aproveitaram as últimas horas da folia com o mesmo entusiasmo do primeiro dia, revivendo a energia dos antigos carnavais, que o MUDEI tem como propósito resgatar.

 

A abertura do desfile aconteceu ao som de “Ajayô”. Aos primeiros acordes desse clássico de Luiz Caldas, o público foi se juntando atrás do trio/pranchão até formar um mar de gente ao entrar na avenida, todos vibrando juntos a alegria do verdadeiro Carnaval. A jornada musical seguiu com grandes sucessos que marcaram a história da folia na Bahia, como “We Are The World of Carnaval”, “Eva”, “Bota Pra Ferver”, “Selva Branca”, “Que Arerê” e “Chame Gente”. Sob um céu ensolarado, os foliões curtiram um momento de muita música, alegria e paz. Por toda parte, viam-se sorrisos estampados nos rostos de quem acordou cedo para viver aquela fantasia. Entre os milhares de foliões, pequenos grupos de amigos chamavam a atenção por terem criado miniblocos com direito a “abadá personalizado” da Pipoca.

 

40 ANOS DE AXÉ E A RESISTÊNCIA DO CIRCUITO OSMAR

 

O MUDEIdeNOME se destacou em mais um Carnaval pela valorização do Circuito do Campo Grande, o primeiro circuito do Carnaval de Salvador. O grupo reafirmou a importância de manter viva a tradição do Carnaval do centro, que, ao longo dos anos, tem sido deixada de lado. O grupo mostrou que manter o Campo Grande vivo é necessário para preservar o Carnaval. Ricardo Chaves destacou na avenida: “Só faltava gente com coragem para pegar a música do Axé raiz e tirar todo mundo de casa para voltar para a avenida.”

 

A festa seguiu com Magary Lord puxando, “do fundo do baú”, o “Tema do Cheiro de Amor”, que foi entoado com entusiasmo pelo público. Em seguida, Ricardo exaltou a força do axé: “O Carnaval de Salvador nunca mais foi o mesmo depois de um refrão que mudou a história da música de rua do mundo”. Com uma contagem regressiva, Magary puxou “Faraó”, do Olodum, levando os foliões a um momento de pura emoção. O ponto alto ficou para o encerramento. Com a despedida do Carnaval 2025, ao som de “Baianidade Nagô”, hino dos carnavais de Salvador, foliões e artistas entoaram a canção quase como um grito de resistência e celebração das raízes do Carnaval. E, para a alegria de todos, Ricardo Chaves deixou bem claro: ANO QUE VEM TEM MAIS!

 

EXPECTATIVA PARA O PRÓXIMO CARNAVAL

 

Com a Pipoca atraindo cada vez mais gente, o MUDEIdeNOME já projeta um 2026 ainda mais grandioso. “Acho que a data dos 40 anos fez mais gente ainda querer reencontrar a história. O que a gente faz é esse resgate, e isso se refletiu no crescimento da nossa Pipoca. Cada ano vem mais gente, e isso nos deixa muito felizes e com uma responsabilidade ainda maior: manter esse legado, independentemente de datas comemorativas”, afirmou Ricardo Chaves.

 

O cantor também apontou a necessidade de revisão do Furdunço, no pré-Carnaval, movimento criado pelo MUDEI e pela prefeitura, que cresceu muito ao longo dos anos. “O Furdunço precisa ser repensado, e eu digo isso com propriedade, em nome do MUDEIdeNOME, porque nós criamos o Furdunço junto com a prefeitura, quando ainda éramos o Alavontê. Hoje ele está muito grande, com muitas atrações e trios gigantescos, e perdeu um pouco da sua origem. Mas são coisas que, se pudermos colaborar, vamos colaborar.”

Veja também

Maratona-Salvador-2025_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-90_12_11zon
Da caminhada à maratona, Salvador vira cenário para desafios de diferentes distâncias
Com percursos e níveis de dificuldade diferentes, a Maratona Salvador reúne modalidades para quem está...
unnamed (2)
Destaque do Maranhão, Tibúrcio retorna ao futebol goiano e mira mais um acesso pelo Tupy
O ano de 2026 tem sido o melhor do zagueiro Tibúrcio. Ele iniciou a temporada na Jataiense e atuou em...
unnamed
Com direito a assistência, Esquerdinha valoriza estreia pelo Picos no Campeonato Piauiense: “Tranquilidade para trabalharmos”
O grande objetivo do Picos em 2026 é conquistar o acesso para primeira divisão do Campeonato Piauiense....
PF
PF mira grupo suspeito de desviar encomendas postais
Mandados são cumpridos no Rio de Janeiro e em São Vicente (SP) A Polícia Federal (PF) cumpre três mandados...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige