Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Prefeitura abre cadastramento para instituições interessadas em vistoriar veículos de transporte particular

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), lançou o edital para o cadastramento de Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs), responsáveis pelas atividades de vistoria técnica e emissão de laudos dos veículos utilizados nos serviços de transporte particular de passageiros no município, a exemplo dos táxis, mototáxis, veículos do transporte escolar e de turismo.

 

O cadastramento é voltado a empresas com capacidade técnica e estrutura adequada para executar, sob supervisão do poder público, avaliações veiculares exigidas para o controle de qualidade, segurança e conformidade dos veículos cadastrados nesse tipo de serviço. O objetivo é ampliar a rede de atendimento, garantindo mais agilidade, transparência e eficiência nos processos de fiscalização.

 

Segundo o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, “a abertura deste cadastramento descentraliza o serviço de vistoria dos veículos que realizam o transporte particular de passageiros, oferecendo maior conforto e comodidade aos trabalhadores do transporte.”

 

As instituições interessadas devem atender aos critérios técnicos e documentais estabelecidos no edital, disponível no site oficial da Semob e no Diário Oficial do Município, publicado nesta terça-feira (29). Uma vez cadastradas, as ITLs estarão habilitadas a realizar vistorias técnicas periódicas e emitir laudos que atestem a regularidade dos veículos que operam nos modais.

 

O edital é válido por 30 dias, a partir da data de publicação. As empresas interessadas também podem esclarecer dúvidas sobre o edital através do endereço de e-mail: (cotae@salvador.ba.gov.br).

 

O chamamento é contínuo, permitindo que novas instituições sejam cadastradas ao longo da vigência do edital, fortalecendo a política de mobilidade urbana com foco em segurança e qualidade dos serviços prestados.

 

Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site da Semob: www.mobilidade.salvador.ba.gov.br

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026