Salvador, 9 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Prefeitura assina ordem de serviço para início das obras da Nova Orla de Ipitanga

A prefeitura de Lauro de Freitas assinou a Ordem de Serviço para início das obras da Nova Orla de Ipitanga na manhã desta terça-feira (22). O autorizo ocorreu após parecer positivo do juiz Carlos D’Avila Teixeira, da 13ª Vara Cível, no último dia 10, depois de análise do projeto realizada pela comissão de peritos designados pelo magistrado.

Com um investimento de R$ 14,5 milhões e recurso já garantido, o projeto prevê a instalação de 15 novas barracas distribuídas em módulos, com conjuntos de sanitários, esgotamento sanitário moderno e adequado ao meio ambiente, além de quiosques, salva-vidas, projeto Tamar, dentre outros.

As melhorias também incluem a construção de áreas para ginástica, quadra poliesportiva, pista de skate, calçada acessível, parque infantil, ciclovia e estacionamentos.

A prefeita Moema Gramacho ressaltou a importância histórica desta obra. “É um dia histórico para nossa cidade. Assinei a ordem de serviço para a obra da Nova Orla de Ipitanga. Esperamos tanto por isso, não dependeu de mim, se dependesse de mim, ela já tinha sido feita lá atrás em 2012, no meu segundo mandato, mas a decisão judicial só nos oportunizou agora”, afirmou.

Os comerciantes locais estão na expectativa para o início da obra e para as significativas mudanças no espaço. A proprietária da barraca Ipitanga, Guimar Carvalho, 58, contou que a revitalização só trará benefícios aos barraqueiros e aos banhistas. “Essa obra vem para melhorar. Vamos trabalhar em um local com a infraestrutura melhor, mais moderna e sustentável, além de atrair mais visitantes para conhecer esse paraíso chamado Ipitanga. Então, diante disso, estamos na expectativa positiva para essa transformação que vai mudar a nossa história”, disse a empresária, que atua no local há mais de 30 anos.

A nova orla também terá avanços em infraestrutura, como iluminação moderna, coleta seletiva de lixo e uma estação de tratamento de esgoto, visando a preservação ambiental da região. A iniciativa tem como objetivo revitalizar a orla de Ipitanga, tornando-a mais segura e atrativa para moradores e turistas, e fonte geradora de renda para os comerciantes locais.

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige