Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura capacita 900 profissionais que atuam na merenda escolar

A Prefeitura de Salvador segue, nesta segunda-feira (5), com a Capacitação de Merendeiras da Rede Municipal de Educação de Salvador. A atividade, iniciada no último dia 1º e que vai até a quarta-feira (7), é voltada para 900 profissionais que trabalham no processo de confecção da merenda escolar das 418 escolas da rede.

 

Na edição de hoje foram apresentadas técnicas sobre boas práticas de manipulação, preparação e armazenamento de alimentos, na Escola Municipal Barbosa Romeo, em São Cristóvão. Direcionada por nutricionistas, a ação abordou assuntos como a importância da alimentação escolar, os perigos alimentares, higiene pessoal, higiene do local de trabalho, higiene dos equipamentos, recebimentos da merenda, armazenamento da merenda, coleta de amostra e descarte correto do lixo.

 

Para a merendeira Auristela dos Anjos, 52 anos, que atua na Escola Municipal Barbosa Romeo, o curso é sempre muito enriquecedor. “Eu faço de questão de participar, sempre é apresentado algo novo que podemos adotar na hora de preparar a merenda. Já temos a prática do dia a dia, mas esses cursos sempre trazem dicas de higiene, manipulação e cozimento. Sempre aprendo uma novidade e aplico no meu trabalho diário”, pontuou.

 

Recém-chegada à rede municipal de ensino, a merendeira Joice Silva, 40 anos, integra a equipe de nutrição da Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, localizada no bairro homônimo. Com olhar atento a palestra sobre “Boas Práticas Alimentares”, a profissional fez questão de reforçar a responsabilidade que têm os profissionais que atuam na merenda das escolas.

 

“Temos que ser cuidadosos com a higiene, como a gente deve manipular os alimentos para não haver contaminação.  Cozinhar com amor e com responsabilidade, afinal estamos alimentando crianças”, disse.

 

De acordo com a nutricionista e Coordenadora da Alimentação Escolar da Smed, Juliana Garcia, a intenção é que todos envolvidos no processo da confecção da merenda escolar participem do curso. Já passaram pela atividade os profissionais da Gerência Regional de Educação (GRE) Orla e Pirajá. A últimas turmas das GREs São Caetano, Cidade Baixa, Liberdade e Cabula serão capacitadas nesta terça-feira (6) e quarta-feira (7).

 

“Além das noções teóricas sobre cuidados com os alimentos, é também um momento de interação, de trocas de experiências e vivências que somam muito no nosso dia a dia. Para nós é fundamental esse momento no começo do ano letivo. É hora de reforçar os protocolos que já adotamos e continuar incentivando a metodologia que já vem dando certo”, salientou a gestora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!