Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura de Salvador adota tecnologia inovadora no combate às arboviroses

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dá mais um passo importante no enfrentamento ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – com a adoção de uma tecnologia inovadora que reforçará o controle do vetor: as Estações de Disseminação de Larvicida (EDL).

 

A ação marca um avanço estratégico no cuidado com a saúde coletiva, que teve início nesta terça-feira (15), com a instalação de ovitrampas (armadilhas para coleta de ovos) pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no Bairro da Paz, local escolhido por seu histórico de vulnerabilidade às arboviroses.

 

Essa fase inicial, chamada de pré-intervenção, acontecerá entre os meses de julho e setembro, e tem como objetivo caracterizar o cenário inicial da infestação do Aedes aegypti no bairro da Paz, através do monitoramento entomológico com as ovitrampas. De forma simultânea, ocorrerá também a captura de insetos adultos através da aspiração em 3 mil imóveis cadastrados.

 

A partir de outubro, as EDLs serão instaladas na região, dando início à fase de intervenção. Essa nova tecnologia, reconhecida pelo Ministério da Saúde, atua de maneira inteligente: o mosquito entra em contato com o larvicida presente nas armadilhas, carregando e disseminando o produto ao pousar em outros criadouros, ampliando o alcance da ação e atingindo focos de difícil acesso. O uso das EDLs é uma solução segura, eficaz e ecologicamente viável, que complementa as medidas já adotadas pelas equipes de campo.

 

Durante seis meses, o desempenho da tecnologia será acompanhado pelo CCZ e, ao final do período, os resultados serão avaliados com base na redução da infestação do vetor. “Estamos apostando nessa tecnologia para aumentar a abrangência das nossas ações e proteger a saúde da comunidade. O Bairro da Paz, por seu histórico, foi escolhido para iniciar essa estratégia, que certamente fortalecerá o controle das arboviroses em nossa cidade”, afirma Isolina Miguez, coordenadora do CCZ.

 

As Estações de Disseminação de Larvicida representam um avanço significativo na luta contra as arboviroses em Salvador. Ao unir ciência, inovação e sustentabilidade, a estratégia atua diretamente na interrupção do ciclo reprodutivo do mosquito, promovendo uma proteção mais eficiente e duradoura para toda a população.

 

No entanto, o sucesso da iniciativa também depende do apoio da comunidade. Medidas simples como eliminar focos de água parada, descartar corretamente o lixo e receber bem as equipes de campo são fundamentais para o controle do mosquito.

 

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar