Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura de Salvador intensifica ações visando a Festa de Iemanjá 2025

Reconhecida como patrimônio imaterial de Salvador desde 2020, a Festa de Iemanjá, realizada no dia 2 de fevereiro no bairro do Rio Vermelho, mobiliza diversas secretarias municipais para garantir que a celebração aconteça com segurança, conforto e respeito às tradições.

 

A Fundação Gregório de Mattos (FGM), por exemplo, tem ampliado os investimentos na preservação da festa. Entre as ações, destacam-se o restauro da imagem de Iemanjá, a requalificação de seis embarcações utilizadas no ritual de entrega de presentes à Rainha do Mar e a elaboração de um plano de salvaguarda.

 

“Os encontros para a elaboração do plano de salvaguarda são essenciais para ouvir os detentores da festa e transformar seus anseios em ações concretas, garantindo a continuidade dessa celebração tão importante”, diz Vagner Rocha, Gerente de Patrimônio Cultural da FGM.

 

Os recursos para essas ações vêm de dois editais de fomento. O edital Salvador Cidade Patrimônio destinou R$1 milhão a ações de proteção cultural, enquanto o edital de Salvaguarda da Festa de Iemanjá, em convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), investiu R$100 mil na recuperação das embarcações.

 

Já a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) montou uma operação especial para os festejos, instalando 150 projetores de iluminação temporária e realizando uma revisão completa da rede elétrica na região. Além disso, uma equipe de manutenção estará de plantão durante a noite, a partir de 1º de fevereiro, para atender a eventuais demandas e assegurar o pleno funcionamento do sistema.

 

“O cuidado com a iluminação na Festa de Iemanjá é essencial para garantir um ambiente acolhedor e seguro. Nosso compromisso é com o bem-estar da população e o sucesso do evento”, afirma Ângelo Magalhães, diretor da DSIP.

 

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) também desempenha um papel importante nos preparativos. No dia anterior à festa, a autarquia realizará uma ação educativa para conscientizar os participantes sobre a importância de manter a limpeza do espaço durante o evento.

 

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), por sua vez, fica responsável pela pintura da escultura e da Casa de Iemanjá, assim como melhorias na vias que dão acesso ao festejo, como conserto de buracos nas pistas e desobstrução e drenagem de canais, assim como podagem das árvores localizadas no bairro.

Fotos: Lucas Moura / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar